Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20129

TítuloAutorregulação na universidade
Autor(es)Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Dias, Anelise Silva
Almeida, Leandro S.
Franco, Amanda Helena Rodrigues
DataJul-2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)No ensino superior o estudante deve possuir um papel ativo e central no próprio processo de aprendizagem visando um desempenho produtivo e determinante do sucesso acadêmico, de forma a possuir um estudo competente. Considerando que um estudante competente é um participante ativo e autorregulado que controla eficientemente suas próprias experiências de aprendizagem, deve-se melhor compreender os processos de autorregulação da aprendizagem. Assim sendo, a autorregulação é conceituada como um processo autodiretivo, por meio do quais os estudantes transformam as suas capacidades mentais em competências acadêmicas referentes às tarefas, sendo um processo ativo no qual os estudantes estabelecem objetivos que norteiam a sua aprendizagem centrada no conhecimento e mediada pela utilização de estratégias apropriadas, tais como monitorar, regular e controlar as suas cognições, motivação e comportamento. O construto da autorregulação possui três fases, a saber, planejamento, monitoramento e regulação, que se integram para a obtenção da aprendizagem. A fase do planejamento, precedente do desempenho, constitui-se daquelas atividades que contribuem para ativar aspectos relevantes do conhecimento prévio. Além disso, permitem organizar e compreender mais facilmente o material. Já o monitoramento, ocorre durante a atividade, é o controle das atividades que implica em avaliar a atenção e questionar-se durante a leitura. Por fim, a regulação das atividades, que ocorre após o desempenho, refere a um ajuste contínuo das ações cognitivas que se realizam em função de um controle prévio. Esta comunicação descreverá os resultados da aplicação da análise fatorial da escala apontando os itens pertencentes aos três fatores de acordo com a teoria da autorregulação, bem como suas respectivas cargas fatoriais, comum a universitários portugueses e brasileiros, a partir da descrição do estudo transcultural realizado com a ECE-Sup (C&T) nestes dois países.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20129
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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