Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20528

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHattum-Janssen, Natascha van-
dc.date.accessioned2012-10-25T12:01:49Z-
dc.date.available2012-10-25T12:01:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20528-
dc.description.abstractA avaliação da aprendizagem no Ensino Superior é um processo complexo em que o papel do aluno pode ficar subestimado. A introdução de métodos de avaliação, com componentes de heteroavaliação ou autoavaliação, possibilitam um maior envolvimento e responsabilização do aluno no seu processo de autoavaliação. Trata-se de uma avaliação que não se limita à atribuição de classificações, mas que, ao mesmo tempo, fornece feedback em termos de análise crítica e de recomendações. O feedback dado pelos alunos tem vantagens em termos de quantidade e qualidade, embora nem sempre seja comparável com o feedback do docente. Num estudo realizado na Universidade do Minho, no 2º ano do Mestrado em Engenharia Informática, os alunos avaliaram-se uns aos outros quanto ao desempenho no trabalho em equipa. Num projeto em equipa de grande dimensão - a UC tem 15 ECTS- os alunos classificaram, em quatro momentos distintos, o desempenho dos colegas usando critérios definidos pelas diferentes equipas de alunos e proporcionaram, obrigatoriamente, feedback. O feedback foi dado através de uma plataforma online, analisado e categorizado, com base na literatura da área de specialidade e também em outras categorias complementares. O feedback fornecido ao longo do semestre evoluiu de categorias mais básicas, como por exemplo a identificação de pontos fortes e pontos fracos, para categorias mais elaboradas, como a indicação de sugestões para a melhoria do desempenho.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titleAvaliação da aprendizagem : confiamos no feedback dos alunos?por
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate24 - 27 jun. 2012por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage3850por
oaire.citationEndPage3860por
oaire.citationConferencePlacePortopor
oaire.citationTitleCongresso Iberoamericano de Docência Universitáriapor
sdum.conferencePublicationCongresso Iberoamericano de Docência Universitáriapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2012CIDU.pdfMain article3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID