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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorgado, José Carlos-
dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.contributor.authorFernandes, Preciosa-
dc.contributor.authorMouraz, Ana-
dc.contributor.authorFigueiredo, Carla-
dc.date.accessioned2013-02-22T16:45:41Z-
dc.date.available2013-02-22T16:45:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23180-
dc.description.abstractO presente texto dá conta de um processo de análise de discursos político-legais sobre educação e currículo, publicados em Portugal entre 2001 e 2010. O estudo enquadra-se num projeto de investigação sobre a temática da contextualização curricular – “Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos. Esta tarefa teve como objetivo estudar os discursos políticos que influenciaram a educação e o desenvolvimento do currículo em Portugal, procurando compreender que lugares consignam à contextualização curricular. Ao mesmo tempo, pretendeu-se realizar um mapeamento dos diplomas analisados na sua relação com o conceito de contextualização curricular. Este processo permitiu concluir que os diplomas legais que orientam a educação e o currículo em Portugal apontam para aspetos relacionados com o conceito de contextualização, embora apareçam nos discursos de forma maioritariamente implícita, constituindo intenções relativas à educação e seu desenvolvimento. Verificou-se, igualmente, uma predominância de aspetos específicos dentro dos considerados como traços de contextualização curricular, nomeadamente no que diz respeito ao Local, à Prática pedagógica e à atenção à Diversidade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDiscursos político-legaispor
dc.subjectContextualização curricularpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleO lugar da contextualização curricular nos discursos políticos sobre educação em Portugalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate02 - 04 Fev. 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage540por
oaire.citationEndPage551por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitleXIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Revisitar os Estudos Curriculares – onde estamos e para onde vamos?por
sdum.conferencePublicationXIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Revisitar os Estudos Curriculares – onde estamos e para onde vamos?por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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O lugar da CC nos discursos políticos sobre educação em Portugal.pdf
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