Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23180
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | - |
dc.contributor.author | Leite, Carlinda | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Preciosa | - |
dc.contributor.author | Mouraz, Ana | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Carla | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-22T16:45:41Z | - |
dc.date.available | 2013-02-22T16:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/23180 | - |
dc.description.abstract | O presente texto dá conta de um processo de análise de discursos político-legais sobre educação e currículo, publicados em Portugal entre 2001 e 2010. O estudo enquadra-se num projeto de investigação sobre a temática da contextualização curricular – “Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos. Esta tarefa teve como objetivo estudar os discursos políticos que influenciaram a educação e o desenvolvimento do currículo em Portugal, procurando compreender que lugares consignam à contextualização curricular. Ao mesmo tempo, pretendeu-se realizar um mapeamento dos diplomas analisados na sua relação com o conceito de contextualização curricular. Este processo permitiu concluir que os diplomas legais que orientam a educação e o currículo em Portugal apontam para aspetos relacionados com o conceito de contextualização, embora apareçam nos discursos de forma maioritariamente implícita, constituindo intenções relativas à educação e seu desenvolvimento. Verificou-se, igualmente, uma predominância de aspetos específicos dentro dos considerados como traços de contextualização curricular, nomeadamente no que diz respeito ao Local, à Prática pedagógica e à atenção à Diversidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Discursos político-legais | por |
dc.subject | Contextualização curricular | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | O lugar da contextualização curricular nos discursos políticos sobre educação em Portugal | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 02 - 04 Fev. 2012 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 540 | por |
oaire.citationEndPage | 551 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Revisitar os Estudos Curriculares – onde estamos e para onde vamos? | por |
sdum.conferencePublication | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Revisitar os Estudos Curriculares – onde estamos e para onde vamos? | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O lugar da CC nos discursos políticos sobre educação em Portugal.pdf Acesso restrito! | 479,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |