Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23829
Título: | A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
Autor(es): | Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria |
Orientador(es): | Martins, Custódia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O Relatório de Estágio que aqui se dá a conhecer contém informações,
indagações e elações resultantes da vertente prática de um ciclo de formação
profissional realizado numa das turmas do 10º ano, do Curso Científico-Tecnológico, da
Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães.
O objeto de estudo deste relatório, intitulado A relevância do método dialógico
no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia: uma apreciação no contexto éticopolítico,
remete-se principalmente à análise e avaliação da relação do método dialógico
com o ensino-aprendizagem da Filosofia, bem como, o possível contributo que este
pode proporcionar ao mesmo.
No entanto, a narrativa apresentada não aborda apenas este conteúdo. Outros
temas são aqui tratados, tais como o perfil de um bom professor e a implementação do
diálogo no contexto de sala de aula e na formação ética dos alunos.
Os principais objetivos inerentes a esta prática pedagógica foram o de
reconhecer a Filosofia como um espaço de reflexão interdisciplinar; o de situar os
problemas filosóficos no seu contexto histórico-cultural; o de promover hábitos e
atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social; o de impulsionar
o desempenho de papéis éticos e sociais no âmbito vivencial; o de incutir um quadro
coerente e fundamentado de valores; entre outros.
Os resultados aqui descritos procuraram ser coerentes e tentaram reproduzir ao
máximo o caminho percorrido, as dificuldades encontradas e as conclusões retiradas. The Training Report presented in here contains information, inquiries and elations resulting of the practical side of a cycle of professional training held in one of the 10th year of the Scientific-Technological course of the Martins Sarmento High School in Guimarães. The object of this report, entitled The relevance of dialogical method in the teaching-learning philosophy: an assessment in the ethical-political context, refers mainly to the analysis and evaluation of the relationship with the dialogical method of teaching and learning Philosophy the dialogical method and their respective relationship with the teaching-learning Philosophy, as well as the possible contribution it can provides to the same. However, the narrative presented not only addresses this content. Other topics are covered in here, such as the profile of a good teacher and the implementation of dialogue in the context of the classroom and ethical education of students. The main objectives inherent in this practice were to recognize pedagogical philosophy as an interdisciplinary space for reflection, to situate the philosophical problems in their historical and cultural context, to promote habits and attitudes essential to the cognitive, personal and social, to boost the performance of ethical and social roles in experiential field, to instill a reasoned and coherent framework of values, among others. The results described herein sought to be consistent and tried to reproduce the drawn path, the difficulties encountered and the drawn conclusions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23829 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Eduardo Augusto de Faria Rodrigues - 2012.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |