Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25154
Título: | Políticas e práticas de gestão de recursos humanos na Hotelaria da Ilha da Madeira |
Autor(es): | Ferreira, Alice Carolina Vares |
Orientador(es): | Machado, Carolina |
Palavras-chave: | Gestão de recursos humanos Desempenho financeiro Hotelaria Ilha da Madeira Human resources management Financial performance Hotel industry Madeira island |
Data: | 22-Mai-2013 |
Resumo(s): | O papel e o valor das pessoas nas organizações é cada vez mais reconhecido no mundo
empresarial. Como prova disso, muitos são os estudiosos que evidenciam as pessoas
como o recurso dominante para alcançar o sucesso empresarial, destacando-se não só da
concorrência feroz, mas também ultrapassando a difícil conjuntura económica global.
Assim sendo, e dada a forte componente de serviços inerente à indústria hoteleira, os
colaboradores são os seus representantes, e deles depende a perceção da qualidade do
serviço prestado, bem como a satisfação do cliente e a taxa de ocupação favorável.
Neste contexto, por constituir a abordagem mais eficaz e produtiva da gestão destes
ativos, o presente estudo tem como área central, a Gestão de Recursos Humanos, a qual
considera as pessoas como um recurso estratégico para o sucesso empresarial.
Como objetivos do nosso estudo, além do principal, descobrir quais as políticas e as
práticas de Gestão de Recursos Humanos associadas aos hotéis da Ilha da Madeira com
melhores desempenhos financeiros, pretendemos, através da constatação dos resultados
anteriormente referidos, consciencializar os hoteleiros de que os recursos humanos
necessitam de ser valorizados e geridos de modo estratégico dentro desta indústria.
Aceitaram participar no nosso estudo 20 hotéis, o que corresponde a uma taxa efetiva de
resposta de 37%. Como método de recolha de dados, utilizamos um inquérito por
questionário, endereçado aos responsáveis pela função de Gestão de Recursos
Humanos. O questionário divide-se em oito secções: Organização e Estratégia;
Recrutamento e Seleção; Acolhimento e Integração; Comunicação Interna; Formação e
Desenvolvimento; Desempenho; Recompensas e Incentivos; e Dados relativos às
Unidades Hoteleiras.
As conclusões alcançadas permitem evidenciar que apesar de existir consciência por
parte dos hoteleiros de quais as políticas e práticas de Gestão de Recursos Humanos
mais favoráveis a um melhor desempenho financeiro das organizações hoteleiras, as
mesmas ainda não são implementadas de modo integral na hotelaria madeirense. The role and value of people in organizations is increasingly recognized in the business world. As proof, many scholars emphasize people as the dominant resource to achieve business success, standing out not only from fierce competition, but also overcoming the difficult global economic environment. Therefore, given the high component of services in the hotel industry, employees are hotel representatives and it lies on them the perception of the quality of service and consequents customer satisfaction and favorable occupancy rate. In this context, and being the most effective and productive approach of the management of these assets, the present study has as its central area, Human Resources Management, an approach that sees people as a strategic resource for business success. The main goal of this study is to discover which Human Resources Management policies and practices are associated with the hotels in Madeira Island with improved financial performance. Besides this, through the previously mentioned results, we also aim to aware Madeira’s hotel managers that human resources should be valued and managed strategically, inside this industry. 20 hotels agreed to participate in the study, giving us an effective answer rate of 37%. As a method of data collection we used a questionnaire addressed to the person responsible for the Human Resources Management Department. The questionnaire is divided in eight sections: Organization and Strategy, Recruitment and Selection; Reception and Integration; Internal Communication; Training and Development; Performance; Rewards and Incentives; and details of the Hotel Units. Conclusions allow to state that although Madeira’s hotel managers have the awareness of which Human Resources Management policies and practices they should apply and manage to get better financial performances, they don’t do it in an integral way. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25154 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Carolina Ferreira.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |