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https://hdl.handle.net/1822/25406
Título: | Construir a autonomia curricular : fundamentar modelos e operacionalizar processos : estudo de caso num agrupamento de escolas |
Autor(es): | Reis, Paulo Manuel Jorge dos |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Data: | 29-Jul-2013 |
Resumo(s): | A construção da autonomia curricular é um processo a desenvolver na escola, para
originar dinâmicas que conduzam a ações coletivas e ao fomento da aprendizagem
organizacional, ao serviço da melhoria do sucesso educativo dos alunos e do desenvolvimento
profissional de professores e educadores. Trata-se de uma perspetiva de regulação, que implica
que a escola se assuma como sujeito da sua própria avaliação e, em consequência dos
resultados, proceda à (re)construção da realidade com o envolvimento de todos.
Neste enquadramento, formulámos a problemática da investigação que consistiu em
compreender como se constrói, negoceia e vivencia a autonomia curricular, num agrupamento
de escolas e, em simultâneo, intervir nesse processo. Emergiram questões subsidiárias, a saber:
o processo de investigação-ação potenciará o trabalho colaborativo e reflexivo dos atores
educativos no processo de avaliação e (re)construção do projeto educativo (PE), o projeto
curricular(PC) e o projeto curricular de turma (PCT)?; A metodologia da referencialização
originará referenciais e instrumentos de recolha de dados contextualizados, favorecendo,
simultaneamente, a construção e a avaliação dos PE, PC e PCT, com efeitos positivos na ligação
entre a teoria e a prática? Esta problematização conduziu-nos aos seguintes objetivos: analisar a
forma como foram construídos, desenvolvidos e avaliados os projetos do agrupamento; inferir se
os projetos do agrupamento têm contribuído para a autonomia curricular; realizar três
intervenções formativas; construir referenciais para avaliar os projetos; inventariar as condições
necessárias para a introdução de melhorias na construção e avaliação dos projetos do
agrupamento; e construir 3 referenciais que suportem a construção e a avaliação dos 3
dispositivos educativos (PE, PC e PCT). Trata-se de uma investigação de natureza essencialmente qualitativa, descritiva e
interventiva, levada a cabo num agrupamento de escolas, que agrega um estabelecimento de
ensino do 2.º e 3.º ciclos, um do 1.º ciclo e três do 1.º ciclo com jardim-de-infância integrado,
com 229 professores, 2296 alunos e respetivos encarregados de educação, 68 assistentes
operacionais e 10 assistentes técnicos.
A estratégia metodológica traduziu-se na realização de um plano de formação, que
envolveu 35 docentes da educação pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico,
oriundos dos cinco estabelecimentos de ensino que constituíam o agrupamento, materializado
em três intervenções formativas, desenvolvidas num processo de investigação-ação, ao longo de
3 anos, com a duração de 150 h cada. Construímos, colaborativamente, os referenciais para a avaliação e a (re)construção do PE, do PC e do PCT. Para a reconstrução do PE, recolhemos
dados através de inquéritos por questionário junto de professores (n=135), da direção executiva
(n=5), dos alunos (n=792), dos encarregados de educação (n=1251), dos assistentes
operacionais (n=45) e dos assistentes técnicos (n=7) e realizámos uma entrevista
semiestruturada ao diretor. Para a reconstrução do PC, recolhemos dados através de um
inquérito por questionário aos subcoordenadores dos grupos disciplinares (n=27) e uma
entrevista em focus group aos 6 coordenadores de departamento. Para a reconstrução do PCT,
recolhemos dados através de inquéritos por questionário junto dos professores do 1º ciclo
(n=36), das educadoras do pré-escolar (n=11), dos alunos (n=397) e de encarregados de
educação (n=875). Os dados quantitativos foram tratados com recurso à estatística descritiva e
os dados qualitativos com recurso à análise de conteúdo.
Os resultados revelam que os documentos do exercício da autonomia tinham sido
construídos para o cumprimento do preceito legal, com acentuada falta de centralidade no
desenvolvimento da ação educativa do agrupamento e com desconhecimento por uma grande
parte da comunidade educativa. Os docentes que participaram nas 3 intervenções formativas
demonstraram disponibilidade para partilhar, com os colegas, as suas perceções e dúvidas;
manifestaram preocupações acrescidas com a construção, desenvolvimento e avaliação dos
dispositivos educativos, aceitando a partilha e a introdução de ideias, que auxiliarão nas suas
práticas pedagógicas. Assim, a construção de referenciais para a avaliação e a (re)construção
dos dispositivos contribuiu para a profissionalidade docente.
O maior impacto desta investigação em desenvolvimento curricular foi o de ajudar a
compreender e a melhorar os projetos que consubstanciam a autonomia curricular.
Testemunhámos o potencial formativo e reflexivo da metodologia da referencialização, pelo que
apresentamos referenciais para a construção e a avaliação destes e, julgamos, de outros
dispositivos educativos. The construction of the curricular autonomy is a process to be developed within school, in order to create dynamics that lead to collective actions and increase the organizational learning, to improve the educational success of students and the professional development of teachers and pedagogues. It is a perspective of adjustment, which implies that school takes the subject of its own assessment and, in consequence of results, proceed to the reconstruction of reality with the involvement of everyone. In this context we formulate the research problem, that consisted in understanding how to construct, negotiate and live the curricular autonomy in a grouping syllabus and simultaneously, to interfere in the process. This raised a lot of questions: will the research-action increase the collaborative work of the educational actions involved in the evaluation process and in the constructing of the educative project (EP), the curricular project (CP) and the class curricular project (CCP)? The reference methodology create devices and instruments to gather the contextualized data, granting, simultaneously the construction and evaluation of the EP, the CP and the CCP with positive effects on the connection between theory-practice. This problem took us to the following aims: analyze the way the projects of the cluster of schools were built, developed and evaluated; to deduce whether the school projects have contributed to the curricular autonomy; to carry out three formative interventions; construct devices to evaluate the projects; to produce a list of the required conditions to improve the building and evaluation of the projects; and construct three devices to hold the construction and the evaluation of the three educative devices (EP, CP and CCP). This is a research mainly qualitative, descriptive and interventive, made in a cluster of schools, that joins a 2nd and 3rd grade school, a 1st grade school and three others of the 1st grade, these ones including kindergarten, with 229 teachers, 2296 students, 68 school attendants and 10 technical attendants. The methodological strategy included a training planning that involved 35 teachers of the 1st, 2nd and 3rd grades, belonging to the five schools that constitute the basic cluster. This plan was based on the three formative interventions, developed on a research-action process, during three years and 150 hours each one. In total co-operation we’ve built the frameworks for the evaluation process, as well as for the reconstruction of the EP, CP and CCP. In what concerns the EP, data provide from the surveys: teachers(n=135), leadership (n=5), students (n=397), parents (n=1251), school attendants (n=45), technical attendants (n=7); we’ve also made and interviewed the executive leader. To reconstruct the CP, data provide from the surveys by questioning the sub-coordinators of the several subject groups (n=27) and an interview in focus group to the six department coordinators. To rebuild the CCP, data were collected from the surveys: 1st grade teachers (n=36), kindergarten teachers (n=11), students (n=792) and parents (n=875). The quantitative data were treated using the descriptive statistic and the qualitative data, using the content analysis. The results show up that the documents of the autonomy exercise have been built, to fulfill the legal procedures, with an evident lack of centered decisions on the development of the educational process of the cluster although the majority of the educative community weren’t aware of the documents. The teachers who have participated in the three formative interventions revealed total availability to share their perceptions and doubts; they were also worried with the making of, development and evaluation of the educative devices, sharing and giving ideas that will help their pedagogical activities. This way, the construction of devices for the evaluation process and (re)construction of devices that have contributed to teacher’s professionalism. The greatest impact of this research on the curricular development was helping to understand and to improve the projects that reflect the curricular autonomy. We’ve witnessed the formative and reflexive potential of the reference methodology, that’s why we’ve presented the devices for their construction and evaluation and, we hope, other educational devices. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25406 |
Acesso: | Acesso aberto |
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