Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25513

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Ailton Paulo de-
dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.contributor.authorNeto, Gustavo Alves Caetano-
dc.contributor.authorPrata, Alessandra Nepomuceno-
dc.date.accessioned2013-10-07T09:05:50Z-
dc.date.available2013-10-07T09:05:50Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25513-
dc.description.abstractA partir da utilização de conceitos da geometria e da ludicidade do jogo da roleta, foi desenvolvida uma sequência didática pensando em possibilitar aos alunos do Ensino Médio uma melhor apreensão dos conceitos básicos da probabilidade. A opção pelo uso da geometria no ensino de probabilidade oferece ao estudante a oportunidade de rever alguns conceitos geométricos, que resgatem a construção do conhecimento matemático. A sequência foi aplicada a turmas do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas estaduais em Minas Gerais, Brasil. Antes da aplicação da sequência didática, aplicamos um teste diagnóstico visando aferir o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conceitos básicos de probabilidade. Posteriormente a aplicação da mesma sequência didática, aplicamos um teste final para comparar os resultados deste teste com o resultado do teste diagnóstico inicial. Por fim, aplicamos um questionário para saber o nível de aceitação dos alunos das atividades propostas. A realização de experimentos de probabilidade utilizando estratégias lúdicas, como o jogo da roleta, foi apreciada pelos alunos, identificado pelas declarações de aceitação das atividades, e contribuiu para uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos da probabilidade indicados por um melhor resultado no teste final de conhecimento quando comparado aos conhecimentos iniciais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedad de Educación Matemática Uruguayapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectJogopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.titleO ensino de probabilidade a partir da geometria para alunos do ensino médio: o jogo da roletapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate16 - 20 set. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage2099por
oaire.citationEndPage2106por
oaire.citationConferencePlaceMontevideo, Uruguaypor
oaire.citationTitleVII Congreso Iberoamericano de Educación Matemáticapor
sdum.conferencePublicationVII Congreso Iberoamericano de Educación Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013 VIICIBEMb.pdf128,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID