Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28371

TítuloA escrita na escola: uma visão integradora
Autor(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEscrita
Ensino da escrita
Escola
Data17-Mar-2014
RevistaInteracções
Resumo(s)Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. Mobilizando referenciais teóricos de natureza diversa e procurando compatibilizar diferentes perspetivas, procede-se à descrição de cada um desses planos e à análise dos aspetos que, no âmbito de cada um deles, devem ser relevados na ação pedagógica. Em termos de conclusão, referem-se alguns requisitos para que a abordagem da escrita aqui proposta possa ser implementada, nomeadamente os referentes à formação dos professores (de língua e das outras áreas disciplinares), tendo em vista a tomada de consciência do estatuto e do papel que a escrita tem no contexto escolar, e os respeitantes à organização do trabalho nas escolas, de modo a facilitar a articulação do trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28371
ISSN1646-2335
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A escrita na escola - Uma visão integradora.pdf245,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID