Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28813

TítuloUma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es)Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
Palavras-chaveAmbientes Virtuais de Aprendizagem
WEBLEI
Evaluative Assertion Analysis
Farmácia
Avaliação
Learning Managment Systems
Pharmacy
Assessment
Farmacia
Evaluacíon
DataFev-2014
EditoraUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
RevistaIndagatio Didactica
Resumo(s)A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do acesso aos materiais, interação com os conteúdos e a plataforma, interação com o docente assim como na estruturação e design. Foram reveladas algumas fragilidades nomeadamente ao nível da interação entre estudantes e gestão de tempo. As inferências obtidas serão alvo de reflexão pela equipa de desenvolvimento da UC no processo contínuo de melhoria da iniciativa.
The assessment of learning environments is a complex and multifatorial topic. In this paper we present a proposal for evaluating a virtual learning environment used for the teaching of pharmacotherapy based on clinical cases. We used the Portuguese reduced version of WEBLEI and Evaluative Assertion Analysis for data collection. The results are satisfatory in terms of access to materials, interaction with content and platform, interaction with the teacher as well as structuring and design.
La evaluación de los ambientes de aprendizaje es un tema complejo y multifatorial. En este trabajo se presenta la propuesta de evaluación de un ambiente de aprendizaje virtual utilizado para enseñar la farmacoterapia basada en casos clínicos. Se utilizó la versión en Portugues de WEBLEI y el Evaluative Assertion Analysis para la recolección datos. Los resultados son satisfatorios en términos de acceso a los materiales, la interacción con el contenido y la plataforma, interacción con el profesor, así como la estructuración y diseño. Algunas debilidades fueron reveladas en particular, el nivel de interacción entre los estudiantes y el manejo del tiempo. Las inferencias obtenidas serán objeto de examen por el equipo de desarrollo para lo mejoramiento continuo de la iniciativa.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28813
ISSN1647-3582
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AJesus_MJGomes_2014.pdfDocumento único240,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID