Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29100

TítuloPolíticas de formação profissional em Portugal e no Brasil
Autor(es)Guimarães, Edilene Rocha
Pacheco, José Augusto
Seabra, Filipa
Palavras-chaveFormação profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Modalidades de formação
Formation profissionelle
Apprentissage tout au long de la vie
Modalités de formation
Data2013
EditoraAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
Resumo(s)A comunicação tem como objetivo analisar as políticas de formação profissional decididas em Portugal e no Brasil na última década, de acordo com referenciais que têm sido construídos internacionalmente. Porque a realidade educacional é fortemente globalizada e porque as políticas de educação e formação estão definidas por agendas transnacionais, analisamos de que modo os sistemas educativos brasileiro e português interagem com essas políticas e de que forma estruturam estratégias de formação profissional. É nosso objetivo situar conceptualmente a problemática da formação profissional e analisar, com base numa metodologia qualitativa, com a utilização da análise documental, a dimensão social da educação e formação e verificar. ainda, de que modo os dois s1stemas educativos Implementam estratégias diversificadas para a valorização da formação profissional como elo de ligação fundamental no que se define ser hoje em dia a aprendizagem ao longo da vida. A formação profissional, nas suas diferentes modalidades, constitui o foco de análise comparativa entre os dois países, com a identificação das políticas que as legitimam e com a delimitação de práticas ao nível da educação formal. não formal e informal. Pretende-se dar relevo, de 1gual modo, à discussão curricular sobre a formação profissional como educação escolar, levantando-se questões em torno dos conteúdos da formação e da sua legitimação numa sociedade do conhecimento. As questões em análise permitem uma discussão curricular da formação profissional e sobretudo das suas modalidades, que interagem como processos interligados de uma aprendizagem ao longo da vida. O texto está organizado em quatro pontos : 1) contextos da formação profissional: 2) o ensino profissional na organização curricular portuguesa: 3) o ensino profissional na organização curricular brasileira; 4) para uma valorização do ensino profissional em contextos escolares
Cette, communication vise analyser les politiques de formation professionnelle, décidées, au Portugal et au Brésil, la derniére décennie, selon les référentiels construits internationalement. Puisque la réalité éducative est fortement mondialisé et les politiques d'éducation et formation sont défintes par des programmes transnalionaux, on analyse comment les systémes éducatifs brésilien et portuga1s interag1ssent avec ces politiques et comment ils structurent les stratégies de format1on professionnelle. Notre objectif est situer conceptuellement la problématique de la formation professionnelle et analyser, à partir d'une méthodologie qualitativa et en utilisant l'analyse documentaire, la dimension sociale de l'éducation et de la formation et vérifier. encare, comment les deux systémes éducatifs réalisent des stratégies diversifiées pour la valorisation de la formation professionnelle en tant que lien essentiel à. ce qu'on définit, actuellement, comme une apprent1ssage tout au long de la v1e. La formation profess1onnelle, dans ses différentes modalités, constitue le centre de l'analyse comparative entre les deux pays avec l'identification des politiques qu1 les légitiment et avec la délimitation de pratiques au niveau de l'éducation formelle, non formelle et informelle. On prétend également mettre en relief la discussion curricula1re sur la formation professionnelle comme éducation scolaire. en posant des questions autour des contenus de format1on et de sa légitimat1on dans une société de la connaissance. Les queslions en analyse permettent une d'une discussion curricula1re de la formation professionnelle et surtout de ses modalités. qui interagissent en tant que processus interliés d'une apprentissage tout au long de la vie. Le texte s'organise en quatre points : 1) les contextes de la format1on profess1onnelle; 2) l'ense1gnement professionnel dans l'organisation curriculaire portugaise; 3) l'enseignement professionnel dans l'organisation curriculaire brésilienne ; 4) pour une valorisation de l'enseignement professionnel en contexto scolaire.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29100
ISBN978-989-8272-17-1
Versão da editorahttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxcoloquio/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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