Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29803

TítuloA imagem epistémica entre o saber e o fazer crer
Outro(s) título(s)The epistemic image between knowledge and belief
Autor(es)Pinto, Luís Filipe Louro de Almeida
Zagalo, Nelson
Editor(es)Coelho, Zara Pinto
Fidalgo, Joaquim
Palavras-chaveConhecimento científico
Semiótica social
Imagem epistémica
Representação visual
Scientific knowledge
Social semiotics
Epistemic image
Visual representation
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)Este artigo questiona a transmissão de conhecimento científico através das imagens e como elas produzem significado, designando-as como imagens epistémicas, que trazem conhecimento sobre o mundo, de acordo com a conceção de Rudolph Arnheim (1974). Apoiamo-nos na abordagem da semiótica e mais concretamente da semiótica social, tendo em conta que o estudo de certos fenómenos sob o olhar semiótico se faz considerando o seu modo de produção de sentido, a maneira como estas representações suscitam significado, interpretações. Assumindo que a imagem tem um papel central na nossa sociedade, a semiótica social analisa essa produção de sentido de acordo com o contexto, que, como se supõe, é importante dado o caráter específico dos conteúdos científicos e dos códigos partilhados entre produtores e recetores de informação.
This article questions the transmission of scientific knowledge through images and the way they produce meaning, designating them as epistemic images, once they carry knowledge about the world according to Rudolph Arnheim’s conception(1974). We rely on the approach of semiotics, specifically social semiotics, given that the study of certain phenomena according to this approach is built considering its mode of production of meaning and the way these representations raise meaning. Assuming that images have a central role in our society, social semiotics analyzes this production of meaning according to the context, which, as supposed, is important given the specific nature of scientific contents and the codes shared by both the information producers an its receivers.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29803
ISBN978-989-8600-19-6
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1669/1608
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LP_NZ_belief_know.pdfCapítulo de e-book436,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID