Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29842
Título: | Representações sociais, migrações e media: reflexões em torno do papel da literacia cinematográfica na promoção da interculturalidade |
Outro(s) título(s): | Social representations, migrations and the media: reflections on the role of film literacy in promoting intercultural dialogue |
Autor(es): | Macedo, Isabel Moreira Cabecinhas, Rosa |
Palavras-chave: | Representações sociais Migrações Media Literacia Social representations Migrations Media Literacy |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Resumo(s): | Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de doutoramento em Estudos Culturais intitulado “Migrações e identidades no documentário fílmico português: a literacia cinematográfica na promoção da interculturalidade”. Este projeto propõe estudar os discursos e as representações sociais associados às populações migrantes veiculados pelo documentário fílmico produzido em Portugal. Desenvolvemos uma breve reflexão sobre o conceito de representações sociais e o modo como estas são
(re)construídas, procurando, de seguida, discutir o papel dos media na difusão de representações sobre a população migrante. Argumentamos que deve ser fomentada a literacia cinematográfica na atualidade, atribuindo-lhe um papel ativo nas escolas, com vista à desconstrução de determinados estereótipos sociais e à promoção da interculturalidade. The paper aims to present the work developed within the doctoral program in Cultural Studies with the project entitled "Migrations and identities in the Portuguese documentary film: film literacy in the promotion of intercultural dialogue". This project proposes to study the discourses and the representations associated with migrant populations spread by the documentary film produced in Portugal. Were developed a brief reflection on the concept of social representations and how they are (re)constructed, in order to understand the role of the media in the dissemination of representations about immigrants. It is argued that literacy should be fostered, giving it an active role in the schools, to allow the deconstruction of certain social stereotypes, promoting the intercultural dialogue. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29842 |
ISBN: | 978-989-8600-05-9 |
DOI: | Social representations, migrations and the media: reflections on the role of film literacy in promoting intercultural dialogue |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1344 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IM_RC_I_jornadas_doutorandos.pdf | Capítulo de e-book | 187,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |