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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBethônico, Jônio Machadopor
dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdespor
dc.date.accessioned2014-09-11T13:37:40Z-
dc.date.available2014-09-11T13:37:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30095-
dc.descriptionPublicado em "Atas do 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania", ISBN 978-989-96478-3-1por
dc.description.abstractSer “letrado em Marketing” é ser capaz de se relacionar ativamente com as ações de comunicação de caráter publicitário, presentes nas mais diversas mídias sob múltiplas formas, de modo a compreender suas alegações e demandas e se posicionar criticamente frente a elas. De modo subjacente, este letramento está vinculado a uma maior conscientização dos desejos e motivações de consumo de cada um. Buscando saber se a Escola se preocupa em formar consumidores conscientes e críticos, principalmente no que se refere às ações de caráter publicitário, foram coletados dados junto de professores do Ensino Fundamental – 6-14 anos – em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Por meio de questionários e de entrevistas, buscou-se caracterizar, principalmente, as práticas de sala de aula em torno dos textos dos media. O presente texto irá enfatizar os dados referentes tanto à frequência com que a publicidade e o consumo são abordados em sala quanto ao vínculo construído pelos docentes entre estes assuntos e os conteúdos curriculares de suas disciplinas. Entre os principais resultados, destaca-se o fato de a maioria dos respondentes alegar que, com certa frequência, propõe atividades de leitura ou produção de textos publicitários e/ou trata de aspectos relativos ao consumo (como desperdício, consumismo, necessidades e desejos de compra) em suas salas de aula. Nas entrevistas, estes assuntos eram vinculados principalmente à área de Português. No entanto, nas respostas ao survey há referências a todas as disciplinas do Ensino Fundamental, assim representando a diversidade de abordagens e conexões curriculares passíveis de serem feitas a partir destes temas. Muitos destes vínculos, entretanto, são construídos de modo casuístico e assistemático – não criando condições para uma aprendizagem sólida e eficaz, comprometendo, assim, o desenvolvimento de um posicionamento crítico dos alunos-cidadãos perante as estratégias persuasivas de empresas e outras instituições sociais.por
dc.description.sponsorshipCAPES, BR; FCT, PTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherGabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Mediapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia críticapor
dc.subjectConsumidores críticospor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleLetramento em marketing: a publicidade e o consumo nas aulas do ensino fundamentalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate10 - 11 maio 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage679por
oaire.citationEndPage696por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitle2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania"por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania"por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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