Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30095
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bethônico, Jônio Machado | por |
dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | por |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T13:37:40Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11T13:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30095 | - |
dc.description | Publicado em "Atas do 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania", ISBN 978-989-96478-3-1 | por |
dc.description.abstract | Ser “letrado em Marketing” é ser capaz de se relacionar ativamente com as ações de comunicação de caráter publicitário, presentes nas mais diversas mídias sob múltiplas formas, de modo a compreender suas alegações e demandas e se posicionar criticamente frente a elas. De modo subjacente, este letramento está vinculado a uma maior conscientização dos desejos e motivações de consumo de cada um. Buscando saber se a Escola se preocupa em formar consumidores conscientes e críticos, principalmente no que se refere às ações de caráter publicitário, foram coletados dados junto de professores do Ensino Fundamental – 6-14 anos – em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Por meio de questionários e de entrevistas, buscou-se caracterizar, principalmente, as práticas de sala de aula em torno dos textos dos media. O presente texto irá enfatizar os dados referentes tanto à frequência com que a publicidade e o consumo são abordados em sala quanto ao vínculo construído pelos docentes entre estes assuntos e os conteúdos curriculares de suas disciplinas. Entre os principais resultados, destaca-se o fato de a maioria dos respondentes alegar que, com certa frequência, propõe atividades de leitura ou produção de textos publicitários e/ou trata de aspectos relativos ao consumo (como desperdício, consumismo, necessidades e desejos de compra) em suas salas de aula. Nas entrevistas, estes assuntos eram vinculados principalmente à área de Português. No entanto, nas respostas ao survey há referências a todas as disciplinas do Ensino Fundamental, assim representando a diversidade de abordagens e conexões curriculares passíveis de serem feitas a partir destes temas. Muitos destes vínculos, entretanto, são construídos de modo casuístico e assistemático – não criando condições para uma aprendizagem sólida e eficaz, comprometendo, assim, o desenvolvimento de um posicionamento crítico dos alunos-cidadãos perante as estratégias persuasivas de empresas e outras instituições sociais. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES, BR; FCT, PT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Gabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Literacia crítica | por |
dc.subject | Consumidores críticos | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | Letramento em marketing: a publicidade e o consumo nas aulas do ensino fundamental | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 - 11 maio 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 679 | por |
oaire.citationEndPage | 696 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania" | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania" | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bethônico&Dionísio, 2014.pdf | Texto publicado | 990,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |