Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30267

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLourenço, Cristinapor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2014-09-25T12:27:51Z-
dc.date.available2014-09-25T12:27:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30267-
dc.description.abstractA evolução das tecnologias digitais implica uma mudança de paradigma nos métodos de ensino. O Programa de Português do Ensino Básico salienta o papel das tecnologias considerando que estes novos cenário exigem o domínio de literacias múltiplas. Neste contexto, pretendemos proporcionar, através da criação de narrativas digitais pelos alunos, o acesso a múltiplos ambientes textuais, particularmente digitais e visuais. Desenvolvemos um estudo de caso orientado para as seguintes questões de investigação: qual o contributo de recursos digitais multimodais para o estudo da narrativa? Que implicação tem a criação da narrativa digital no aperfeiçoamento da produção escrita? O uso de recursos digitais terá implicações na motivação dos alunos e na colaboração entre eles? Neste artigo apresentamos: uma breve contextualização teórica relativa às narrativas digitais no contexto da aprendizagem da língua materna; o projeto realizado com jovens de 13 anos; a metodologia de investigação subjacente a este projeto; os resultados obtidos.por
dc.description.abstractThe evolution of digital technologies implies a paradigm shift in teaching methods. The national curriculum for Portuguese language teaching at Elementary School level highlights the role of technologies, considering that these new methods require mastery of multiple literacies. In this context, we attempt to provide through student developed multimodal digital narratives, the chance to access a multiplicity of textual environments, in particular digital and visual ones. We set out a case study designed to answer the following research questions: how can multimodal texts contribute to development of the study of narrative? Which implications could the creation of digital narratives have in the improvement of writing skills? Would collaboration? In this article we provide: a brief theoretical contextualization of digital narratives in the context of mother language learning; the project carried out with 13 years old students; the research methodology underlying this project; the results obtained.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracias múltiplaspor
dc.subjectNarrativa digitalpor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectMultiple literaciespor
dc.subjectDigital storytellingpor
dc.subjectNarrativepor
dc.titleA narrativa digital na aula de língua portuguesapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate15 - 16 Jul. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage936por
oaire.citationEndPage946por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugarpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugarpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A NARRATIVA DIGITAL NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.pdf383,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID