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https://hdl.handle.net/1822/30530
Título: | As perceções sobre os contabilistas no contexto da atual conjuntura económico - financeira |
Outro(s) título(s): | The perceptions about accountants in the context of the current economic and financial environment |
Autor(es): | Pereira, Diana da Silva |
Orientador(es): | Gomes, Delfina Brandão, Dalila |
Palavras-chave: | Contabilistas Perceção Crise financeira Escândalos Estereótipos Accountants Perception Financial crisis Scandals Stereotypes |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Tendo em atenção a influência que a imagem dos contabilistas e dos escândalos
financeiros envolvendo estes profissionais têm sobre a profissão, este estudo analisa a
existência de perceções acerca dos contabilistas, enquadrando-as nos cinco estereótipos
descritos por Dimnik e Felton (2006). Atendendo a que na atualidade se vive, em Portugal,
uma conjuntura económico-financeira marcada pela crise, ambiciona-se perceber se estas
perceções são afetadas por estes acontecimentos. Por outro lado, dando um contributo à
empresa acolhedora do estágio, JM Ferreira Leite Lda., pretende-se aferir se os seus
clientes possuem alguma necessidade que esta não esteja a satisfazer. Para que tal fosse
possível foi realizado um conjunto de entrevistas aos clientes e colaboradores da empresa
e, simultaneamente, uma observação direta e participante.
Conclui-se a existência de três estereótipos descritos por Dimnik e Felton (2006): o
trabalhador, o herói e o vilão. De facto detetou-se a presença de duas vertentes
relativamente à imagem do contabilista: 1) como um parceiro de negócio pela geração com
mais formação e mais recente; 2) como um cobrador de impostos pela geração com menos
formação e mais antiga.
Num contexto de crise, o contabilista deverá ajudar o cliente a pagar poucos impostos e
defender os seus direitos. Também perante escândalos financeiros, espera-se que o
contabilista os denuncie ou alerte para as suas consequências. Uma desconfiança é
instalada quando tal não acontece, podendo levar o cliente a acusar o contabilista de ladrão
e defensor dos interesses do Estado. Numa vertente mais positiva, a crise veio permitir
aproximar o cliente do contabilista para que juntos encontrem novas soluções através do
diálogo e da confiança.
Na JM Ferreira Leite Lda. os clientes sentem que o relacionamento deveria ser melhorado
em termos de proximidade e atenção, bem como os serviços ao nível do acompanhamento
e do apoio à gestão. Taking into account the influence that the image of accountants and financial scandals involving these professionals have about the profession, this study examines the existence of perceptions about the accountants, framing them in the five stereotypes described by Dimnik and Felton (2006). As in Portugal we are living in an economic and financial environment marked by crisis, it is aimed to understand if these perceptions are affected by these events. On the other hand, giving a contribution to the host company of the internship, JM Ferreira Leite Lda., it is intended to assess whether their clients have some need that is not being satisfied. To make this possible a number of interviews with clients and employees of the company was conducted, along with direct and participant observation. It was found the existence of three stereotypes described by Dimnik and Felton (2006): the worker, the hero and the villain. In fact it was detected the presence of two components relatively to the image of the accountant: 1) as a business partner if belonging to a more recent generation and with more training; 2) as a tax collector if belonging to an older generation and with less education. In a context of crisis, the accountant should help the client to pay few taxes and defend his rights. Also before financial scandals, the accountant is expected to report them or to alert to their consequences. Mistrust is installed when this does not occur, and may lead the client to accuse the accountant of being a thief and a defender of the interests of the State. On a more positive side, the crisis allowed the accountant to be closer to the client so that, together, they could find new solutions through dialogue and trust. At JM Ferreira Leite Lda. customers feel that the relationship should be improved in terms of proximity and attention, as well as the services of monitoring and management supporting. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30530 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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