Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3065

TítuloA ‘explosão’ dos weblogs em Portugal : percepções sobre os efeitos no jornalismo
Autor(es)Santos, Luís António
Palavras-chaveWeblogs
Weblogues
Blogs
Blogues
Jornalismo
Jornalismo participativo
DataAbr-2004
Resumo(s)A ‘explosão’ dos weblogs em Portugal, ocorrida a partir de meados de 2003, foi objecto de intensa cobertura jornalística e de amplo debate nos próprios weblogs. Entre o fervor tecno-optimista de alguns e o contrastante cepticismo de outros foi possível identificar algumas questões interessantes sobre a natureza específica da novidade, sobre a sua relevância para o jornalismo e mesmo sobre o seu eventual potencial para vir a constituír (ou, pelo menos, acrescentar valia a) uma nova forma de fazer e de entender a profissão. Não estando ainda resolvida a dúvida levantada por Eric Zorn sobre o carácter simultaneamente híbrido e autónomo dos weblogs parece, no entanto, já razoável afirmar que algumas das suas aplicações sugerem claros pontos de contacto com o vasto campo de acção do jornalismo, revelando-se, desde logo, um novo espectro de vantagens e um novo conjunto de questões potencialmente problemáticas. Este texto, produzido no âmbito de um trabalho do Mediascópio sobre os casos em que o jornalismo foi notícia, propõe-se apresentar uma reflexão sobre um debate que está longe de estar encerrado e lançar pistas sobre tendências emergentes no processo.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoComunicação apresentada no II Congresso Ibérico de Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 21-24 Abril 2004.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3065
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
lsantos_Iberico_2004.pdf196,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID