Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30699
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2014-10-31T16:11:49Z | - |
dc.date.available | 2014-10-31T16:11:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30699 | - |
dc.description | Publicado em "Nas pegadas das reformas educativas : actas do I Colóquio Cabo-Verdiano...", ISBN 978-989-97833-9-3 | por |
dc.description.abstract | De um território emergente de práticas educativas e pedagógicas, o currículo afirmou-se como espaço de trabalho, de realização e de debate educacional, pondo em evidência diferentes modos de assegurar o direito à educação escolar, de crianças e jovens nos seus contextos físicos e culturais. Sendo uma realidade dinâmica, a ecologia do território curricular reage integrando desafios e inovações proporcionadas na sociedade global, seja para a promoção socioeducativa local, seja para a integração transnacional dos cidadãos. Este processo, que entendemos complexo e comprometido ideologicamente, integra uma multiplicidade de referências e contextos decisionais, alimentando-se de práticas de ensino e de formação que contribuem tanto para a sua realização como para motivar novas performances em consequência do desenvolvimento social, científico e tecnológico, entre outros. Nesta comunicação pretendemos partilhar uma visão holística do currículo, pondo em evidências marcos teóricos e práticos para fomentar uma discussão em torno das atuais decisões educativas e do seu eventual impacto na (re)construção do currículo do ensino regular, no âmbito da reforma educativa em curso. Para o efeito, consideramos a observação e análise de práticas ditadas pela revisão curricular, em curso, em harmonia com os textos legais. | por |
dc.description.abstract | From a territory emerging from educational and pedagogical practices, the curriculum became a place of work, of achievement and educational debate, highlighting different ways to ensure the right to school education for children and youths in the ír physical and cultural contexts. As a dynamic reality, the ecology of the curricular territory reacts by integrating challenges and innovations given by the global society, both for the local social-educational promotion and for the transnational integration of citizens. This process, which one considers to be complex and ideologically compromised, integrates a multitude of references and decision-making contexts, feeding of teaching and training practices that greatly contribute to its realization and to motivate new performances as a result of social, scientific and technological developments, among others. In this communication, one wants to share a holistic vision of the curriculum, emphasizing theoretical and practical milestones to foster a discussion regarding the current educational decision and their possible impact on the (re)construction of the curriculum of the Cape Verdean regular education, within the on-going educational reform. For such, one considered the observation and analysis of practices dictated by the on-going curricular revision, together with legal texts. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Uni-Cv | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Políticas educativas e curriculares | por |
dc.subject | Reforma e inovação curriculares | por |
dc.subject | Revisão curricular | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Educational and curricular policies | por |
dc.subject | Reform and curricular innovation | por |
dc.subject | Curricular revision | por |
dc.subject | Educational practices | por |
dc.title | Fundamentos para uma visão holística do Currículo - Teoria Curricular e Práxis Pedagógica, no DLBSE-CV/2010 | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 03 - 04 Jul. 2013 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 62 | por |
oaire.citationEndPage | 74 | por |
oaire.citationConferencePlace | Praia, Cabo Verde | por |
oaire.citationTitle | I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação : As pegadas das reformas educativas | por |
sdum.conferencePublication | I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação : As pegadas das reformas educativas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fundamentos para uma visão holística do Currículo.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |