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https://hdl.handle.net/1822/30803
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2014-11-07T15:48:10Z | - |
dc.date.available | 2014-11-07T15:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30803 | - |
dc.description | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2 | por |
dc.description.abstract | O objetivo desta comunicação é o de apresentar alguns resultados preliminares de um estudo de investigação em curso, no âmbito do Mestrado de Desenvolvimento Curricular da Universidade do Minho, integrado no projeto de Avaliação Externa de Escolas - PTDC/CPE- CED/116674/2010 - financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). O modelo adotado tem como finalidade articular a dimensão externa com a dimensão interna da avaliação (Pacheco, Seabra, Morgado & van Hattum, 2014; Clímaco, 2010; CNE, 2012), aplicando-se a todas as escolas públicas do ensino não superior. Na análise do impacto e dos efeitos da avaliação externa é necessário determinar não só o tipo de estudos a realizar, bem como escolher as variáveis de estudo. Seguimos um estudo de eficácia e elegemos como variáveis fundamentais: i) educação pré-escolar privada em comparação com a educação pré-escolar pública; ii) modelos de avaliação externa utilizados pelas instituições; iii) documentos elaborados no âmbito da avaliação externa; iv) perspetivas dos educadores. O estudo é natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1999), com a utilização da análise documental e do inquérito por entrevista, sendo os dados tratados através da análise de conteúdo (Ghiglione,1997). Os resultados preliminares indicam que a avaliação externa de escolas (AEE) tem impacto na educação pré-escolar sendo os efeitos distintos em função da instituição pública ou privada. Há modelos distintos de avaliação externa realizada por distintos organismos, sendo que na educação pré-escolar privada o processo é mais constante e mais formal, pois na educação pré-escolar pública obedece a um ciclo de quatro anos e a avaliação da educação pré-escolar dilui-se nos ensinos básico e secundário, a não ser nos resultados sociais, na articulação curricular, na participação dos pais e no envolvimento da comunidade. Também no privado os documentos de avaliação são mais completos, com dados mais sistemáticos e menos ocasionais. Em termos de avaliação externa, as perspetivas dos educadores evidenciam que, na escola pública, há a valorização profissional, com o reconhecimento do seu trabalho pelos professores de outros ciclos e níveis de ensino; na escola privada há o reconhecimento institucional, com incidência na prestação de serviços. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio à Edição - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; O texto foi redigido no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010,financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Efeitos da avaliação externa de escolas públicas na rede pré-escolar privada | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 - 13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 4035 | por |
oaire.citationEndPage | 4041 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Efeitos da Avaliação Externa de Escolas Públicas na Rede Pré-Escolas Privada.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |