Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30803

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silvapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2014-11-07T15:48:10Z-
dc.date.available2014-11-07T15:48:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30803-
dc.descriptionPublicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2por
dc.description.abstractO objetivo desta comunicação é o de apresentar alguns resultados preliminares de um estudo de investigação em curso, no âmbito do Mestrado de Desenvolvimento Curricular da Universidade do Minho, integrado no projeto de Avaliação Externa de Escolas - PTDC/CPE- CED/116674/2010 - financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). O modelo adotado tem como finalidade articular a dimensão externa com a dimensão interna da avaliação (Pacheco, Seabra, Morgado & van Hattum, 2014; Clímaco, 2010; CNE, 2012), aplicando-se a todas as escolas públicas do ensino não superior. Na análise do impacto e dos efeitos da avaliação externa é necessário determinar não só o tipo de estudos a realizar, bem como escolher as variáveis de estudo. Seguimos um estudo de eficácia e elegemos como variáveis fundamentais: i) educação pré-escolar privada em comparação com a educação pré-escolar pública; ii) modelos de avaliação externa utilizados pelas instituições; iii) documentos elaborados no âmbito da avaliação externa; iv) perspetivas dos educadores. O estudo é natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1999), com a utilização da análise documental e do inquérito por entrevista, sendo os dados tratados através da análise de conteúdo (Ghiglione,1997). Os resultados preliminares indicam que a avaliação externa de escolas (AEE) tem impacto na educação pré-escolar sendo os efeitos distintos em função da instituição pública ou privada. Há modelos distintos de avaliação externa realizada por distintos organismos, sendo que na educação pré-escolar privada o processo é mais constante e mais formal, pois na educação pré-escolar pública obedece a um ciclo de quatro anos e a avaliação da educação pré-escolar dilui-se nos ensinos básico e secundário, a não ser nos resultados sociais, na articulação curricular, na participação dos pais e no envolvimento da comunidade. Também no privado os documentos de avaliação são mais completos, com dados mais sistemáticos e menos ocasionais. Em termos de avaliação externa, as perspetivas dos educadores evidenciam que, na escola pública, há a valorização profissional, com o reconhecimento do seu trabalho pelos professores de outros ciclos e níveis de ensino; na escola privada há o reconhecimento institucional, com incidência na prestação de serviços.por
dc.description.sponsorshipApoio à Edição - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; O texto foi redigido no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010,financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleEfeitos da avaliação externa de escolas públicas na rede pré-escolar privadapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 set. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage4035por
oaire.citationEndPage4041por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Efeitos da Avaliação Externa de Escolas Públicas na Rede Pré-Escolas Privada.pdf2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID