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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Paula Mariapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorAraújo, C. Mendespor
dc.date.accessioned2015-01-08T08:43:57Z-
dc.date.available2015-01-08T08:43:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32502-
dc.description.abstractConteúdos de álgebra são trabalhados ao longo do ensino básico e secundário, porém, no que diz respeito à álgebra linear, as suas temáticas são essencialmente abordadas no ensino superior. Especificamente no caso dos institutos politécnicos portugueses, os conteúdos de álgebra linear estão integrados no currículo de diversas licenciaturas, sendo frequente integrarem o plano de estudos do 1.º ano dos cursos de engenharia. Apesar da sua relevância, parece ser consensual que a álgebra linear é uma fonte de dificuldades para muitos alunos do ensino superior tanto a nível nacional como internacional. Ora, a exígua investigação realizada, sobretudo em Portugal, destaca a necessidade de efetuar mais estudos de investigação na área da álgebra linear, que possam fundamentar, de forma coerente, as decisões que precisam ser assumidas no ensino superior como forma de ultrapassar as dificuldades e implementar metodologias de ensino que conduzam a alterações significativas em termos da aprendizagem dos estudantes. Nesta comunicação, com base em dados recolhidos através da aplicação de um questionário a professores do ensino superior politécnico, caracteriza-se o ensino da álgebra linear segundo a perspetiva desses professores, a partir das dimensões preparação e implementação das aulas. O questionário, que se preenchia online, foi enviado aos professores do ensino superior politécnico, de várias instituições do país, que lecionavam a unidade curricular Álgebra Linear, ou similar, no ano letivo 2011/2012, tendo-se considerado válidas sessenta respostas. Dos resultados obtidos conclui-se que, embora o ensino assuma características essencialmente expositivas e se recorra pouco à utilização de computadores e calculadoras, é feita alguma referência à promoção de discussões em grande grupo, assim como se revela a preocupação em preparar tarefas que enfatizam a discussão sobre erros e dificuldades dos alunos e que permitam a exploração de diferentes representações dos conceitos e a sua articulação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectÁlgebra linearpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleO ensino de álgebra linear nos institutos politécnicos segundo a visão dos professorespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://webs.ie.uminho.pt/coloquiocurriculo/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate18 - 20 Set. 2014por
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage643por
oaire.citationEndPage650por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleCurrículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curricularespor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCurrículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curricularespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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