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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.contributor.authorBorges, Germanopor
dc.date.accessioned2015-01-08T09:10:57Z-
dc.date.available2015-01-08T09:10:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32510-
dc.description.abstractA implementação de quadros de valor, mérito e excelência nas escolas portuguesas, nos quais se distinguem os alunos com comportamentos e desempenhos académicos exemplares, constitui o ponto de partida nesta comunicação. Num primeiro momento, pretendemos dar conta destas práticas de distinção académica, do seu significado e das experiências escolares dos alunos na ritualização deste processo; num segundo momento, focalizaremos a nossa atenção na diversidade de estratégias e percursos destes jovens durante os anos do secundário até ao seu ingresso no ensino superior. Os dados empíricos foram recolhidos no âmbito de um estudo de caso numa escola secundária do Norte de Portugal. Após efetuarmos a sua caracterização socioeconómica com base nos seus registos biográficos (n = 448), partiremos para a exploração dos resultados de um inquérito por questionário administrado a 209 alunos distinguidos, tendo por objetivo captar as suas disposições face ao “ofício de aluno”, aos atores e às instituições que marcaram os seus percursos e às expectativas que nortearam os diversos investimentos académicos. Em relação aos já ingressados no ensino superior e para aqueles que já concluíram este nível de ensino, tentaremos refletir sobre o grau de ajustamento destas experiências às expectativas inicialmente formuladas e/ou subsumidas nos sentidos das respostas e nas opções declaradas face ao futuro. Dos dados já obtidos, concluímos que a distinção académica parece escapar às lógicas do destino social, sendo a excelência escolar também visível em jovens de classes sociais mais baixas; concluímos também que estes percursos de excelência não têm na atualidade uma recompensa efetiva no acesso ao mercado de trabalho; e dentro do foco principal desta comunicação denotamos ainda a existência de transições não-lineares entre o secundário e o superior, designadamente no acesso ao curso pretendido e ao desempenho académico neste nível de ensino.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectPercursos escolarespor
dc.subjectPráticas de distinçãopor
dc.subjectEducação não escolarpor
dc.titleDa distinção à transição : percursos académicos de alunos de excelência na escola públicapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://selubet2013.ie.ul.pt/?page_id=667por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 - 13 set. 2013por
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage424por
oaire.citationEndPage436por
oaire.citationConferencePlaceLisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboapor
oaire.citationTitleVI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – Das políticas às Lógicas de Açãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.conferencePublicationVI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – Das políticas às Lógicas de Açãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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