Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32612

TítuloPráticas educativas com a edição de vídeo: Motivar com criatividade
Autor(es)Magalhães, Celestino
Cruz, Sara
Lencastre, José Alberto
Coutinho, Clara Pereira
Casal, João
José, Rui
Palavras-chaveVídeo
Currículo e tecnologias
Aprendizagem suportada por tecnologias
Data18-Set-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Os alunos que estudam temas nas áreas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) encontram muitas vezes barreiras à compreensão de alguns conceitos complexos considerados essenciais que têm pouca motivação para superar (Adams, et al., 2013). Integrado num projeto de investigação que tem como objetivo promover a curiosidade dos alunos nas áreas CTEM através da edição criativa de vídeo, este artigo apresenta um estudo piloto que contribui para a compreensão de como a edição de vídeo por parte dos alunos pode ser integrada no currículo para motivar com criatividade e desenvolver práticas que melhorem a aprendizagem. Assim, foi organizado uma atividade de sala de aula com alunos do 12o ano de escolaridade de um curso de Artes, que envolveu a escolha de conceitos complexos pelos alunos para serem explicados através de vídeos. 18 alunos, organizados em pares, desenvolveram o storyboard colaborativamente. Os conceitos foram validados por professores das áreas disciplinares dos temas abordados. Posteriormente, e de forma autónoma, os alunos filmaram e editaram os vídeos, que foram partilhados no ecrã público da escola para gerar curiosidade e cenários de aprendizagem. Os resultados sugerem que os (i) alunos são criativos, (ii) trabalham bem colaborativamente e (iii) estão recetivos ao desafio de criarem vídeos explicativos para gerar cenários de aprendizagem sobre assuntos escolares. Concluímos ainda que os (iv) alunos são determinados e automotivados para atividades escolares que envolvam meios tecnológicos. As informações recolhidas neste estudo piloto serviram para refinar a metodologia de pesquisa para um estudo e desenvolver em grande escala.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32612
ISBN978-989-8525-37-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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