Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32643

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaridade, Maria do Céu Mateuspor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2015-01-09T16:08:47Z-
dc.date.available2015-01-09T16:08:47Z-
dc.date.issued2009-09-
dc.identifier.isbn78-989-95831-2-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32643-
dc.description.abstractA educação sexual na comunidade escolar integra uma grande variedade de actores, sendo tradicionalmente os professores de Ciências as pessoas chave na sua implementação. Há diferentes pontos de vista relativamente a quem é responsável pela educação sexual e sobre como deverá ser desenvolvida a sua abordagem pedagógica. Como consequência, o objectivo desta investigação é compreender como é que os professores de Ciências se posicionam face ao papel que a escola, em geral, e a Educação em Ciências, em particular, devem assumir na educação sexual nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Este estudo, de natureza qualitativa, envolve todos os professores de Ciências de uma escola EB2,3 (n=12). Os dados recolhidos através de uma entrevista semi-directiva, mostram que os entrevistados têm uma atitude positiva face a projectos de ES compreensivos, estabelecem objectivos principalmente relacionados com o conhecimento biológico e reconhecem o papel chave da Educação em Ciências na ES, embora a conceptualizem como uma área transversal. Estes resultados sugerem, entre outros aspectos, a necessidade de promover a formação de professores de Ciências em ES orientada para o desenvolvimento de atitudes e valores.por
dc.description.sponsorshipInstituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em sexualidadepor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.titleConcepções dos professores de Ciências da Natureza e Ciências Naturais de uma Escola Básica com 2º e 3º Ciclos sobre o papel da escola e da Educação em Ciências na Educação Sexual dos adolescentespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate24-26 Set. 2009por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage861por
oaire.citationEndPage870por
oaire.citationConferencePlaceCastelo Branco, Portugalpor
oaire.citationTitleO XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIII ENEC)por
oaire.citationTitleEducação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationO XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIII ENEC)por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caridade & Vilaça (2009)_861-870.pdfDocumento principal173,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID