Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32643
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caridade, Maria do Céu Mateus | por |
dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T16:08:47Z | - |
dc.date.available | 2015-01-09T16:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2009-09 | - |
dc.identifier.isbn | 78-989-95831-2-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32643 | - |
dc.description.abstract | A educação sexual na comunidade escolar integra uma grande variedade de actores, sendo tradicionalmente os professores de Ciências as pessoas chave na sua implementação. Há diferentes pontos de vista relativamente a quem é responsável pela educação sexual e sobre como deverá ser desenvolvida a sua abordagem pedagógica. Como consequência, o objectivo desta investigação é compreender como é que os professores de Ciências se posicionam face ao papel que a escola, em geral, e a Educação em Ciências, em particular, devem assumir na educação sexual nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Este estudo, de natureza qualitativa, envolve todos os professores de Ciências de uma escola EB2,3 (n=12). Os dados recolhidos através de uma entrevista semi-directiva, mostram que os entrevistados têm uma atitude positiva face a projectos de ES compreensivos, estabelecem objectivos principalmente relacionados com o conhecimento biológico e reconhecem o papel chave da Educação em Ciências na ES, embora a conceptualizem como uma área transversal. Estes resultados sugerem, entre outros aspectos, a necessidade de promover a formação de professores de Ciências em ES orientada para o desenvolvimento de atitudes e valores. | por |
dc.description.sponsorship | Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em sexualidade | por |
dc.subject | Educação em ciências | por |
dc.subject | Concepções de professores | por |
dc.title | Concepções dos professores de Ciências da Natureza e Ciências Naturais de uma Escola Básica com 2º e 3º Ciclos sobre o papel da escola e da Educação em Ciências na Educação Sexual dos adolescentes | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 24-26 Set. 2009 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 861 | por |
oaire.citationEndPage | 870 | por |
oaire.citationConferencePlace | Castelo Branco, Portugal | por |
oaire.citationTitle | O XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIII ENEC) | por |
oaire.citationTitle | Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | O XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIII ENEC) | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caridade & Vilaça (2009)_861-870.pdf | Documento principal | 173,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |