Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3328
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Balão, Sandra G. | - |
dc.date.accessioned | 2005-10-24T13:50:14Z | - |
dc.date.available | 2005-10-24T13:50:14Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.citation | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 9:2 (1996) 29-41. | eng |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/3328 | - |
dc.description.abstract | Partindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Treino cognitivo | eng |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | eng |
dc.title | Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano | eng |
dc.type | article | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
dc.comments | CIPsi | eng |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prof. Leandro RPE 9(2) 1996.pdf | Artigo Integral | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |