Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3328

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorBalão, Sandra G.-
dc.date.accessioned2005-10-24T13:50:14Z-
dc.date.available2005-10-24T13:50:14Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citation“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 9:2 (1996) 29-41.eng
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/3328-
dc.description.abstractPartindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectTreino cognitivoeng
dc.subjectDificuldades de aprendizagemeng
dc.titleTreino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º anoeng
dc.typearticleeng
dc.peerreviewedyeseng
dc.commentsCIPsieng
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education
CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prof. Leandro RPE 9(2) 1996.pdfArtigo Integral1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID