Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34601
Título: | Formação de professores e autonomia curricular na educação de jovens e adultos (EJA) : desafios contemporâneos |
Autor(es): | Sérgio, Maria Cândida Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Formação de professores Currículo Autonomia curricular Educação de jovens e adultos |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Neste texto abordam-se questões relativas à formação de professores e à autonomia curricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o efeito, mobilizam-se argumentos ancorados nas políticas de formação de professores e nas políticas curriculares e discutem-se as suas implicações na perspectiva da organização do currículo e da prática pedagógica na sala de aula da EJA. Tal ensejo, parte do princípio de que a formação de professores e a autonomia curricular se configuram como elementos estruturantes da profissionalidade docente e do currículo enquanto representação de uma seleção de formas e conteúdos que reflete as relações de poder e de saber na sociedade e na escola, em particular na escola pública onde funcionam cursos de EJA. Com bases nos pressupostos referidos, procuramos analisar como tem decorrido, no âmbito das políticas públicas, a formação de professores para a EJA na sociedade brasileira e quais as implicações na organização e autonomia do currículo para uma prática pedagógica dialógica, emancipatória e crítica para essa modalidade de ensino. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34601 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
05. Form.Professores e Autonomia Curricular na EJA (CLABQC - 2014).pdf Acesso restrito! | 112,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |