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https://hdl.handle.net/1822/34605
Título: | Dos projetos educativos das escolas ao Projeto Educativo Municipal: desafios curriculares |
Outro(s) título(s): | Des projets d’établissement aux projets éducatifs municipaux: défis curriculaires |
Autor(es): | Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Projeto Educativo de Escola Projeto Educativo Municipal Território educativo Desafios curriculares |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Se o Projeto Educativo da Escola/Agrupamento de Escolas é reconhecido como um empreendimento dinâmico que retrata a sua identidade, clarifica a sua missão, compagina as intenções com a realidade e contribui para configurar as políticas educativas e curriculares na instituição, o Projeto Educativo do Município (PEM) é tido como um meio de interligar as diferentes escolas e demais parceiros sociais de um dado território educativo em torno de objetivos comuns, numa lógica de democraticidade e participação, no que hoje se denomina por Comunidade Educativa. Contudo, a conceção de um PEM não deve ser feita na perspetiva da mera aglutinação, sob pena de, se isso acontecer, se desfigurar o seu verdadeiro sentido. Partindo dos conceitos referidos, procuramos ao longo desta comunicação refletir sobre os contributos que a construção, implementação e avaliação de um PEM podem propiciar em termos pessoais, sociais e educativos, fazendo referência a alguns desafios curriculares que devem nortear esse processo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34605 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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09. Dos PEs das Escolas ao PE Municipal - Desafios Curriculares.pdf Acesso restrito! | 168,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |