Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34662

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Licínio C.por
dc.date.accessioned2015-04-01T10:05:02Z-
dc.date.available2015-04-01T10:05:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn0101-7330por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/34662-
dc.description.abstractO autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.por
dc.description.abstractThe author points out three basic elements that have been historically associated with the democratic management of schools: election, collegiality, participation in decision-making. The combination or the rejection of some of those different dimensions in specific social contexts may result in various conceptions of democratic management of schools, from selfgovernment to the possible rise of a managerial post-democracypor
dc.description.abstractL’auteur souligne trois éléments de base qui ont été historiquement associés à la gestion démocratique des écoles: l’élection, la collégialité, la participation à la décision. La combinaison ou le rejet de certaines de ces différentes dimensions, dans des contextes sociaux spécifiques, peuvent entraîner des diverses conceptions de la gestion démocratique des écoles, de l’autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnairepor
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão democrática das escolaspor
dc.subjectAutogovernopor
dc.subjectParticipação no processo da tomada da decisãopor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectPós-democraciapor
dc.subjectDemocratic management of schoolspor
dc.subjectSelf-governmentpor
dc.subjectParticipation in the decision-making processpor
dc.subjectManagerialismpor
dc.subjectPost-democracypor
dc.subjectGestion démocratique des écolespor
dc.subjectAutogouvernementpor
dc.subjectParticipation au processus de prise de décisionpor
dc.subjectManagérialismepor
dc.subjectPost-démocratiepor
dc.titleA gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?por
dc.title.alternativeDemocratic management of schools: from self-government to the rise of a managerial post-democracy?-
dc.title.alternativeLa gestion démocratique des écoles: de l´autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire?-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1067por
oaire.citationEndPage1083por
oaire.citationIssue129por
oaire.citationTitleEducação & Sociedadepor
oaire.citationVolume35por
dc.identifier.doi10.1590/ES0101-73302014142170por
sdum.journalEducação & Sociedadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artig Revista Educação & Sociedade, 2014.pdf187,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID