Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34662

TítuloA gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
Outro(s) título(s)Democratic management of schools: from self-government to the rise of a managerial post-democracy?
La gestion démocratique des écoles: de l´autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire?
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveGestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
Democratic management of schools
Self-government
Participation in the decision-making process
Managerialism
Post-democracy
Gestion démocratique des écoles
Autogouvernement
Participation au processus de prise de décision
Managérialisme
Post-démocratie
Data2014
EditoraCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
RevistaEducação & Sociedade
Resumo(s)O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.
The author points out three basic elements that have been historically associated with the democratic management of schools: election, collegiality, participation in decision-making. The combination or the rejection of some of those different dimensions in specific social contexts may result in various conceptions of democratic management of schools, from selfgovernment to the possible rise of a managerial post-democracy
L’auteur souligne trois éléments de base qui ont été historiquement associés à la gestion démocratique des écoles: l’élection, la collégialité, la participation à la décision. La combinaison ou le rejet de certaines de ces différentes dimensions, dans des contextes sociaux spécifiques, peuvent entraîner des diverses conceptions de la gestion démocratique des écoles, de l’autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34662
DOI10.1590/ES0101-73302014142170
ISSN0101-7330
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artig Revista Educação & Sociedade, 2014.pdf187,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID