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https://hdl.handle.net/1822/35509
Título: | A arquitetura administrativa dos processos de RVCC: contributos para uma leitura sociológica |
Autor(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho |
Resumo(s): | Com a entrada no novo milénio iniciou-se em Portugal um novo mandato na educação de adultos, concretizado pelos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). É precisamente sobre a administração dos processos de RVCC e as relações entre o órgão central – Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) - e os Centros Novas Oportunidades (CNO) que recai a reflexão que produzimos nesta comunicação, a qual se desenvolveu a partir de uma investigação realizada num CNO do distrito de Braga e contemplou também aplicação de um inquérito por questionário aos diretores/coordenadores dos CNO do NUT III. A presente comunicação apresenta como objetivos: a) refletir sobre as relações entre a ANQ e os CNO e b) refletir sobre os efeitos da definição de metas instituídas pela ANQ sobre as práticas dos processos de RVCC. Os dados obtidos na investigação evidenciam que os atores são bastante críticos no que se refere às metas definidas, posicionam-se a favor da ideia de que as mesmas constrangem a ação do CNO e a gestão pedagógicas dos processos de RVCC. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-8525-22-2" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35509 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Atas Congresso Galaico 2013.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |