Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35992

TítuloPerceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário
Outro(s) título(s)Perceptions of teacher professionalism: a study of teachers at second and third cycles of elementary and secondary education
Autor(es)Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveProfissão docente
Trabalho docente
Profissionalismo
Teaching profession
Teachers’ work
Professionalism
Data2014
Resumo(s)Este estudo insere-se num projeto mais amplo intitulado Teachers Exercising Leadership (TEL) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPECED/ 112164/2009), levado a cabo no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Este trabalho circunscreve-se à fase II do projeto TEL, cujos dados foram recolhidos através de focus group a professores do 2.º e 3.º CEB e ES. Os focus group foram realizados entre novembro de 2012 e abril de 2013. Participaram neste estudo 68 professores oriundos de onze escolas/agrupamentos de Portugal Continental, de contextos educativos que apresentam características distintas, o que nos permitiu colher uma pluralidade de vozes tendo em conta as vivências e experiências de cada um dos professores envolvidos no estudo. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias de análise: i) mudanças no trabalho das escolas e dos professores; ii) fatores de maior e menor satisfação profissional; iii) sentimentos e emoções dominantes e, iv) modos de trabalho e relacionamento entre os professores. Os resultados obtidos a partir dos testemunhos dos professores apontam para uma visão negativa em relação às recentes alterações legislativas e à desvalorização do professor com especial destaque para o papel dos meios de comunicação. Embora se reconheçam enquanto profissionais comprometidos com os seus alunos e a sua aprendizagem, as alterações ocorridas no trabalho das escolas e dos professores, nos últimos anos, têm afetado negativamente as perceções, sentimentos e emoções dos professores, com repercussão nos seus modos de relacionamento e na sua satisfação profissional.
This study is part of a larger project entitled Teachers Exercising Leadership (TEL) financed by the Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE CED/112164/2009), carried out at the Research Centre for Child Studies, Institute of Education, University of Minho. This work relates to the phase II of the TEL project whose data were collected through focus groups with teachers at 2nd and 3rd cycles of elementary and secondary education. The focus groups were performed between November 2012 and April 2013. In total, 53 teachers participated in this study from eleven schools in mainland Portugal, from educational contexts that have different characteristics, which allowed us to collect a plurality of voices taking into account the experiences of each of the teachers involved in the study. From data analysis the following categories emerged: i) changes in the work of schools and teachers; ii) factors that lead to professional satisfaction and dissatisfaction; iii) prevalent feelings and emotions and iv) working methods and relationship between teachers. The results from the testimonies of teachers point to a negative view about the recent legislative changes and the lack of valorization of the teachers with special emphasis on the role of the media. Although they recognize themselves as professionals committed to their students and their learning the changes in the work of schools and teachers, in the last few years, teachers’ lives have been negatively affected and this is visible in their perceptions, feelings and emotions with impact in their modes of professional relationships and job satisfaction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35992
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Manuela da Silva Pinheiro.pdf8,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID