Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35992
Título: | Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário |
Outro(s) título(s): | Perceptions of teacher professionalism: a study of teachers at second and third cycles of elementary and secondary education |
Autor(es): | Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Profissão docente Trabalho docente Profissionalismo Teaching profession Teachers’ work Professionalism |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este estudo insere-se num projeto mais amplo intitulado Teachers Exercising Leadership
(TEL) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPECED/
112164/2009), levado a cabo no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do
Instituto de Educação, da Universidade do Minho.
Este trabalho circunscreve-se à fase II do projeto TEL, cujos dados foram recolhidos
através de focus group a professores do 2.º e 3.º CEB e ES. Os focus group foram
realizados entre novembro de 2012 e abril de 2013. Participaram neste estudo 68
professores oriundos de onze escolas/agrupamentos de Portugal Continental, de
contextos educativos que apresentam características distintas, o que nos permitiu colher
uma pluralidade de vozes tendo em conta as vivências e experiências de cada um dos
professores envolvidos no estudo. Da análise dos dados emergiram as seguintes
categorias de análise: i) mudanças no trabalho das escolas e dos professores; ii) fatores
de maior e menor satisfação profissional; iii) sentimentos e emoções dominantes e, iv)
modos de trabalho e relacionamento entre os professores.
Os resultados obtidos a partir dos testemunhos dos professores apontam para uma visão
negativa em relação às recentes alterações legislativas e à desvalorização do professor
com especial destaque para o papel dos meios de comunicação. Embora se reconheçam
enquanto profissionais comprometidos com os seus alunos e a sua aprendizagem, as
alterações ocorridas no trabalho das escolas e dos professores, nos últimos anos, têm
afetado negativamente as perceções, sentimentos e emoções dos professores, com
repercussão nos seus modos de relacionamento e na sua satisfação profissional. This study is part of a larger project entitled Teachers Exercising Leadership (TEL) financed by the Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE CED/112164/2009), carried out at the Research Centre for Child Studies, Institute of Education, University of Minho. This work relates to the phase II of the TEL project whose data were collected through focus groups with teachers at 2nd and 3rd cycles of elementary and secondary education. The focus groups were performed between November 2012 and April 2013. In total, 53 teachers participated in this study from eleven schools in mainland Portugal, from educational contexts that have different characteristics, which allowed us to collect a plurality of voices taking into account the experiences of each of the teachers involved in the study. From data analysis the following categories emerged: i) changes in the work of schools and teachers; ii) factors that lead to professional satisfaction and dissatisfaction; iii) prevalent feelings and emotions and iv) working methods and relationship between teachers. The results from the testimonies of teachers point to a negative view about the recent legislative changes and the lack of valorization of the teachers with special emphasis on the role of the media. Although they recognize themselves as professionals committed to their students and their learning the changes in the work of schools and teachers, in the last few years, teachers’ lives have been negatively affected and this is visible in their perceptions, feelings and emotions with impact in their modes of professional relationships and job satisfaction. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35992 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Manuela da Silva Pinheiro.pdf | 8,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |