Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36248

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Karine Pinheiro depor
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.date.accessioned2015-07-20T09:43:46Z-
dc.date.available2015-07-20T09:43:46Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36248-
dc.descriptionPublicado em: "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia". ISBN 978-989-8525-22-2por
dc.description.abstractEste artigo pretende refletir sobre o papel do professor frente a uma nova geração de nativos digitais e o uso de uma abordagem empreendedora por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Descrevemos as estratégias implementadas pelo professor com o uso de um objeto de aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a inserção no mundo do trabalho de acordo com os estudos da Comissão das Comunidades Europeias (2012). O trabalho ora proposto é um recorte da tese de doutoramento em curso, cujo projeto em Portugal foi desenvolvido com alunos da Escola Secundária Carlos Amarante, localizada em Braga. O estudo parte da análise das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a execução do projeto, num período de quatro meses, no intuito de refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor para o desenvolvimento de ações empreendedoras. A referida investigação-ação parte da observação direta do papel da professora da turma, durante o processo de execução do projeto, sendo constatado que suas práticas pedagógicas estão integradas aos novos letramentos digitais. Nesse sentido, o estudo ressalta a necessidade de ampliação de atividades para o desenvolvimento de competências que visem o empreendedorismo e a integração de tecnologias educativas, além de referendar que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores são primordiais na mobilização do espirito critico e inventivo dos jovens, para que assim possam contribuir na formação de nativos digitais empreendedores.por
dc.description.sponsorshipCIEdpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationFCTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectPedagogia empreendedorapor
dc.titleA ação do professor no desenvolvimento de práticas empreendedoras com o uso das TDICpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 set. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage6154por
oaire.citationEndPage6168por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A ação do professor no desenvolvimento de práticas empreendedoras com o uso das TIC.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID