Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36248
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Karine Pinheiro de | por |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | por |
dc.date.accessioned | 2015-07-20T09:43:46Z | - |
dc.date.available | 2015-07-20T09:43:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/36248 | - |
dc.description | Publicado em: "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia". ISBN 978-989-8525-22-2 | por |
dc.description.abstract | Este artigo pretende refletir sobre o papel do professor frente a uma nova geração de nativos digitais e o uso de uma abordagem empreendedora por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Descrevemos as estratégias implementadas pelo professor com o uso de um objeto de aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a inserção no mundo do trabalho de acordo com os estudos da Comissão das Comunidades Europeias (2012). O trabalho ora proposto é um recorte da tese de doutoramento em curso, cujo projeto em Portugal foi desenvolvido com alunos da Escola Secundária Carlos Amarante, localizada em Braga. O estudo parte da análise das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a execução do projeto, num período de quatro meses, no intuito de refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor para o desenvolvimento de ações empreendedoras. A referida investigação-ação parte da observação direta do papel da professora da turma, durante o processo de execução do projeto, sendo constatado que suas práticas pedagógicas estão integradas aos novos letramentos digitais. Nesse sentido, o estudo ressalta a necessidade de ampliação de atividades para o desenvolvimento de competências que visem o empreendedorismo e a integração de tecnologias educativas, além de referendar que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores são primordiais na mobilização do espirito critico e inventivo dos jovens, para que assim possam contribuir na formação de nativos digitais empreendedores. | por |
dc.description.sponsorship | CIEd | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.relation | FCT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | por |
dc.subject | Pedagogia empreendedora | por |
dc.title | A ação do professor no desenvolvimento de práticas empreendedoras com o uso das TDIC | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 - 13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 6154 | por |
oaire.citationEndPage | 6168 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A ação do professor no desenvolvimento de práticas empreendedoras com o uso das TIC.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |