Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36758
Título: | Na escola de antigamente aprendia-se mais do que na de hoje? |
Autor(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Editor(es): | Soeiro, José Cardina, Miguel Serra, Nuno |
Palavras-chave: | Educação Ofício de aluno Política educativa |
Data: | 2013 |
Editora: | Tinta da China |
Resumo(s): | Faz parte do senso comum a ideia de que o nível educacional vem descendo, geração após geração. Neste capítulo comprova-se que o nível educacional tem evoluído em Portugal, a população está mais escolarizada e os conhecimentos são mais complexos e extensos. Não obstante, há mudanças nos conteúdos escolares e nas metodologias de aprendizagem que tornam a escola contemporânea mais exigente e complexa. A ideia da descida do nível de aprendizagem corresponde a uma visão ideológica conservadora que procura despojar a escola das dimensões formativas e de educação para a cidadania e promover uma orientação "back to basics". No texto, desmonta-se este procedimento ideológico e analisam-se as potencialidades, mas também os constrangimentos e as armadilhas que se colocam á escola contemporânea, no quadro das políticas educativas atuais. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36758 |
ISBN: | 978-989-671-157-3 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Na escola de antigamente....pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |