Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37782
Título: | A comunicação escrita no ensino de matemática: experiência realizada com uma turma do 10º ano de escolaridade durante o estudo das funções |
Outro(s) título(s): | Written communication in mathematics's teaching: experience held with a class of the 10th grade during the study of functions |
Autor(es): | Castro, Nuno André Barbosa e |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena Silva de Sousa |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este estudo refere-se a uma intervenção de ensino centrada na comunicação escrita dos
alunos de uma turma do 10º ano de escolaridade, numa escola secundária no concelho de
Barcelos, durante o ensino do tema de funções.
Os objetivos do estudo eram: analisar a capacidade de comunicação dos alunos e a
justificação de resultados em tarefas realizadas em grupo, identificar dificuldades na escrita
matemática e o tipo de linguagem preferida pelos alunos; analisar a evolução dos alunos à
medida que lhes eram pedidas produções escritas.
Pretendeu-se com este estudo motivar os alunos a escrever as suas ideias e justificações,
desenvolver as suas capacidades comunicativas ao longo das tarefas, na procura de uma
aprendizagem mais significativa. Recorreu-se sempre que possível a uma metodologia de
trabalho de grupo e analisaram-se com cuidado as discussões ocorridas entre os elementos dos
grupos na decisão sobre o que incluir na justificação escrita dos resultados obtidos.
Relativamente às estratégias de investigação e avaliação da ação, foram recolhidas produções
escritas referentes a três tarefas propostas durante as aulas e uma ficha de avaliação. Foram
também observadas aulas e analisadas as gravações das interações entre os elementos dos
grupos, durante a realização das tarefas.
Na análise das produções escritas e das gravações, foi tido em conta o domínio da
linguagem, a capacidade de converter os pensamentos em palavras ou símbolos, o
encadeamento de ideias e a capacidade de interpretação de enunciados.
Foram detetadas algumas dificuldades em escolher as palavras certas para justificar os
resultados, especialmente quando de tratavam de conceitos matemáticos. Os alunos
apresentaram relutância quando lhes eram solicitadas justificações. Vários alunos apresentaram
dificuldades na interpretação, especialmente de representações simbólicas. Os dados foram
inconclusivos em relação à evolução dos alunos, pois o tempo de intervenção não se revelou
suficiente para tais conclusões. This study refers to a teaching intervention focused on written communication of students in a class of 10th grade of a middle school in the district of Barcelos, while teaching the theme of functions. The study objectives were: to analyze the student’s communication skills and the away students justify their results during group tasks; to identify difficulties in mathematical writing and the favorite sort of language; review the progress of the students as they were asked to write justification and explanations. With this study, I intent to motivate students to write their ideas and justifications, develop their communication skills through the tasks, looking for a more meaningful learning. It was used, whenever possible, a methodology of group work and it was analyzed carefully the discussions held between the members of the groups, while they were deciding how to justify their results. Regarding research strategies and evaluation of the action, written productions of the three proposed tasks during classes were collected, as well as an assessment test. It was also observed and analyzed the recordings of the interactions between elements of groups during the refereed tasks. In the analysis of written productions and recordings, it was taken into account the domain of language, the ability to convert thoughts into words or symbols, the chaining of ideas and the ability to interpret utterances. There were detected some difficulties to chose the right words for the justifications of the results, especially when dealt with mathematical concepts. Students showed reluctance to write the justification when they were requested. Several students had difficulties in interpretation, especially of symbolic representations. The data were inconclusive about the development of pupils. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37782 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nuno André Barbosa e Castro.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |