Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39407

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.date.accessioned2016-01-13T13:40:46Z-
dc.date.available2016-01-13T13:40:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39407-
dc.description.abstractA implementação de quadros de valor, mérito e excelência nas escolas portuguesas, nos quais se distinguem os alunos com comportamentos e desempenhos académicos exemplares, constitui o ponto de partida desta comunicação. Num primeiro momento, pretendemos abordar o processo de transição dos alunos distinguidos para o ensino superior. No momento seguinte, incidiremos o nosso olhar sobre as disposições destes jovens face ao ofício de aluno, aos atores e às instituições que marcaram os seus percursos e às expectativas que nortearam os diversos investimentos académicos. Os dados empíricos foram recolhidos no âmbito de um estudo de caso numa escola secundária do Norte de Portugal. Em relação aos alunos já ingressados no ensino superior e para aqueles que já concluíram este nível de ensino, tentaremos refletir sobre o grau de ajustamento destas experiências às expectativas inicialmente formuladas e/ou subsumidas nos sentidos das respostas e nas opções declaradas face ao futuro. Dos dados já obtidos, concluímos que a distinção académica parece escapar às lógicas do destino social, sendo a excelência escolar também visível em jovens de classes sociais mais baixas; concluímos também que estes percursos de excelência não têm na atualidade uma recompensa efetiva no acesso ao mercado de trabalho; e dentro do foco principal desta comunicação denotamos ainda a existência de transições não-lineares entre o secundário e o superior, designadamente no acesso ao curso pretendido e ao desempenho académico neste nível de ensino.por
dc.description.abstractThe implementation of excellence board in Portuguese schools, in which students with exemplary behavior and academic performance are distinguished, is the starting point of this communication. Initially, we intend to address the transition process of distinguished students for higher education. The next moment, we will focus our attention on the atittudes of these young in relation to the student work, actors and institutions that marked their paths and expectations that guided the various academic investments. Empirical data were collected as part of a case study in a secondary school in Northern Portugal. Regarding students have entered higher education and for those who have graduated high school, we try to reflect on the degree of adjustment of these practices to the expectations initially raised in the responses and options for the future. The data already obtained, we conclude that academic distinction seems to escape the logic of social destiny, with the excellence school also visible in youth from lower social classes; also conclude that these pathways of excellence have nowadays an effective reward in access to the labor market; and within the main focus of this communication also denote the existence of nonlinear transitions between secondary and higher education, particularly in access to desired course and the academic performance at this level of education.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectRitual de distinçãopor
dc.subjectPercursos escolarespor
dc.subjectAcademic excellencepor
dc.subjectRitual distinctionpor
dc.subjectSchool trajectoriespor
dc.titleTransições e percursos de alunos distinguidos na escola públicapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0674.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate14 - 16 Abril 2014por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVIII Congresso Português de Sociologia - 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Com LLT JAP VIII_COM0674.pdf605,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID