Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39736
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Natália | por |
dc.date.accessioned | 2016-01-27T17:49:08Z | - |
dc.date.available | 2016-01-27T17:49:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-68324-14-1 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39736 | - |
dc.description.abstract | O texto Pesquisa com crianças: da invisibilidade à participação – com implicações na formação de professores? pretende discutir os modos como nas duas últimas décadas o conhecimento científico acerca das crianças e da infância tem vindo a ser construído, a partir dos contributos da área dos estudos da criança e, em particular, da sociologia da infância. Fomos ao logo destas duas décadas consolidando, em termos teóricos e empíricos, uma imagem de criança enquanto ator social e sujeito ativo de direitos que nos devolve a exigência de pensar de outro modo as nossa relações sociais, académicas com elas. O que questionamos neste texto é a visibilidade destas conquistas na forma como o direito das crianças à educação é respeitado nos processos de formação de professores. Faremos tal considerando dois momentos: num primeiro momento discutimos algumas das conquistas feitas nas duas últimas décadas no que diz respeito aos modos de fazer pesquisa sobre crianças e à visibilidade da importância atribuída aos direitos de participação das crianças e por consequência o seu desenvolvimento nos processos de pesquisa de uma forma mais ativa; num segundo momento apresentamos algumas pistas para pensarmos modos renovados da formação de professores de crianças pequenas, que respeitem ontologicamente a imagem da criança como sujeito ativo de direitos nas suas práticas pedagógicas. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Universitária Champagnat | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Investigação com crianças | por |
dc.subject | Sociologia da infancia | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Pesquisa com crianças: da invisibilidade à participação - com implicações na formação de professores? | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 21 | por |
oaire.citationEndPage | 44 | por |
oaire.citationTitle | Pesquisa com crianças e a Formação de professores | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
sdum.bookTitle | Pesquisa com crianças e a Formação de professores | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pesquisas com criancas.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |