Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39736

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Natáliapor
dc.date.accessioned2016-01-27T17:49:08Z-
dc.date.available2016-01-27T17:49:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-85-68324-14-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39736-
dc.description.abstractO texto Pesquisa com crianças: da invisibilidade à participação – com implicações na formação de professores? pretende discutir os modos como nas duas últimas décadas o conhecimento científico acerca das crianças e da infância tem vindo a ser construído, a partir dos contributos da área dos estudos da criança e, em particular, da sociologia da infância. Fomos ao logo destas duas décadas consolidando, em termos teóricos e empíricos, uma imagem de criança enquanto ator social e sujeito ativo de direitos que nos devolve a exigência de pensar de outro modo as nossa relações sociais, académicas com elas. O que questionamos neste texto é a visibilidade destas conquistas na forma como o direito das crianças à educação é respeitado nos processos de formação de professores. Faremos tal considerando dois momentos: num primeiro momento discutimos algumas das conquistas feitas nas duas últimas décadas no que diz respeito aos modos de fazer pesquisa sobre crianças e à visibilidade da importância atribuída aos direitos de participação das crianças e por consequência o seu desenvolvimento nos processos de pesquisa de uma forma mais ativa; num segundo momento apresentamos algumas pistas para pensarmos modos renovados da formação de professores de crianças pequenas, que respeitem ontologicamente a imagem da criança como sujeito ativo de direitos nas suas práticas pedagógicas.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universitária Champagnatpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInvestigação com criançaspor
dc.subjectSociologia da infanciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titlePesquisa com crianças: da invisibilidade à participação - com implicações na formação de professores?por
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage21por
oaire.citationEndPage44por
oaire.citationTitlePesquisa com crianças e a Formação de professorespor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
sdum.bookTitlePesquisa com crianças e a Formação de professorespor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pesquisas com criancas.pdf3,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID