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dc.contributor.authorGonçalves, Albertinopor
dc.date.accessioned2016-02-10T13:50:39Z-
dc.date.available2016-02-10T13:50:39Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.identifier.isbn978-989-8377-12-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40190-
dc.description.abstract[Excerto] Há quem advogue que a publicidade pode ser encarada como um sismógrafo (Sodré, 2006) ou um espelho da sociedade (Foz, 1984). Ambas as metáforas pecam por mecanicismo e univocidade. A publicidade abala tanto quanto é abalada e servir de espelho não é a sua vocação actual. Ela declina retratar tanto o produto como o público, público que, por sua vez, dispensa rever-se na publicidade. Procura, antes pelo contrário, a sensação de espanto e o sentimento de estranheza. Muita da publicidade actual, quiçá a melhor, não imita, mas alucina, não argumenta, mas seduz, nem sequer insinua, insinua-se, através da pele e dos sentidos (Kherckove, 1997). Esta dinâmica não se reduz a dois lados com o seu pêndulo de ecos e reflexos. A actividade publicitária não decorre de uma agência isolada que produz efeitos externos. Parte específica de um todo, integra uma configuração que convoca a sociedade, a cultura e a vida quotidiana (Lears, 1994).A actividade publicitária constitui um“mundo”, no sentido de Howard S. Becker (1988), ou um“campo”, no sentido de Pierre Bourdieu (1976; 1984; 1992). À semelhança da ciência e da arte, a actividade publicitária logrou alguma autonomia, que, por ser mais recente, não é menos complexa. Alberga sistemas de posições e disposições, recursos e percursos, regras e enredos, cooperação e conflito, legitimidades e instâncias de reconhecimento.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherGrácio Editorpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectImagempor
dc.titleComo nunca ninguém viu: o olhar na publicidadepor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1800/1730por
oaire.citationStartPage139por
oaire.citationEndPage165por
oaire.citationTitleImagem e pensamentopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.bookTitleImagem e pensamentopor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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