Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40422

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Bento Duarte dapor
dc.contributor.authorFerreira, Germânia Kelly Furtadopor
dc.date.accessioned2016-02-17T16:34:39Z-
dc.date.available2016-02-17T16:34:39Z-
dc.date.issued2015-11-12-
dc.date.submitted2015-07-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40422-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractO fluxo da informação, extremamente potencializado pelo avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tem provocado alterações significativas na forma com que o indivíduo desenvolve suas atividades e conduz a sua vida, quer de maneira isolada ou no convívio entre os pares. Sua criação, articulação e circulação geram e coordenam o ritmo da sociedade digital, possibilitando a democratização do acesso às informações. Este cenário traz para a Escola um novo desafio: mediar e promover a melhor aprendizagem, em detrimento a disseminação de conteúdo, agora realizada por diferentes canais e dispositivos. Como articuladores desta dinâmica, tem-se o professor cuja função exige, para além do domínio do conteúdo, o entendimento de como as tecnologias geram e contribuem no desenvolvimento da aprendizagem. Neste sentido, a formação inicial e continuada dos docentes assume caráter fundamental, devendo contribuir na construção das novas competências e habilidades exigidas para este profissional. Esta ação, contudo, precisa também se renovar, adaptarse as demandas atuais, alinhando o conteúdo e a forma na promoção de uma aprendizagem significativa tanto para professores quanto para alunos. Com base nesta demanda, desenvolve-se a pesquisa aqui apresentada, cujo objetivo inicial foi implemetar uma proposta metodológica de formação continuada de professores para o uso das tecnologias, em que os saberes docentes e as reais questões de sala de aula funcionem como ponto de partida para a aprendizagem, registrando os aspectos que contribuem ou limitam a viabilidade de implementação da proposta. Contudo, o rumo que a investigação tomou levou-nos a averiguar, com mais detalhe, as razões pelas quais professores reconhecem a importância do uso das tecnologias na educação, têm oportunidade de utilizá-las e, no entanto, preferem não se aventurar nesse caminho. Para o desenvolvimento teórico, destinado ao entendimento da Educação na Sociedade Digital e seus impactos na Escola e na formação de professores para o uso de tecnologias educativas, buscou-se os estudos de Castells (2003), Levy (2014), Valente (1993), Silva, B. (2002), Silva, M. (2012) Morin (2011), Almeida (2011), Siemens (2004), Papert (1993), Nóvoa (2014), Ibernón (2004), Demo (2000) e outros. Registrou-se, ainda, algumas possibilidades de desenvolvimento do trabalho a partir das tecnologias educativas disponibilizadas pelos portais governamentais, softwares, jogos educativos e a Web 2.0. A metodologia seguida consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos resultados obtidos demonstram que as formações acerca da temática abordada passam, primeiro, pela necessidade de uma alteração nos conceitos de ensinar e aprender. O desafio maior não é, necessariamente, fazer com que os professores disponham de uma competência tecnológica, mas que aperfeiçoem a competência pedagógica exigida quando se pretende incorporar as tecnologias nos processos educacionais. É importante compartilhar a responsabilidade do desenvolvimento da Escola, entendendo que as alterações demandadas pela sociedade digital implicam em rever conceitos e práticas. Conclui-se, então, que esta transição de paradigma, representada pela aquisição de novas competências e habilidades pautada no uso das tecnologias, requer um esforço a mais, significando uma sobrecarga de trabalho para os docentes participantes da pesquisa, sendo esta a principal causa apontada para a não efetividade da ação formativa. Importante ainda observar, como cita Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo que estuda o estágio crucial em que se encontra a sociedade frente aos desafios impostos pela era digital, que "ainda é preciso aprender a arte de viver num mundo saturado de informações”, mas que ser educador/professor é “também a arte mais difícil e fascinante de preparar seres humanos para essa vida” (Bauman, 2011, p. 125), sendo o esforço algo necessário e recompensador, dado ao fato que o avanço da Educação passa por esta superação.por
dc.description.abstractThe flow of information, greatly enhanced by the advancement of Information and Communication Technologies (ICT), has caused significant changes in the way an individual performs his activities and conducts his life, either in isolation or interacting among peers. His creation, coordination and circulation generate and coordinate the pace of the digital society, enabling the democratization of access to information. This scenario brings to school a new challenge: to mediate and promote better learning, rather than the dissemination of contents, now performed by different channels and devices. As an articulator of that dynamic, the teacher has the function which requires, in addition to the knowledge of the contents, the understanding of how technologies generate and contribute to the development of learning. For this reason, the initial and continuing training of teachers plays a fundamental role, as it must contribute to the construction of new skills and abilities required for this professional. This action, however, must also be renewed, adapted to the current demands, aligning the content and the form to promote significant learning for both teachers and students. This research has been developed based on that demand. Its initial goal was to implement a methodological proposal of continued education for teachers for the use of technologies in which the teachers’ knowledge and the actual classroom questions would work as a starting point for learning, recording aspects that contribute or limit the availability of implementing the proposal. However, the investigation has led us to seek, in more detail, the reasons why teachers acknowledge the importance of the use of technology in education, have the opportunity to use it and, however, prefer not to venture on this way. The theoretical development for the understanding of education in the digital society and its impact on school and teacher training for the use of educational technologies, was sought in studies by Castells (2003), Levy (2014), Valente (1993) , Smith, B. (2002), Smith, M. (2012) Morin (2011), Adams (2011), Siemens (2004), Papert (1993), Nóvoa (2014), Ibernón (2004), Demo (2000) and others. Some possibilities of developing the work based on educational technologies made available by government portals, software, educational games and Web 2.0 have been registered. The methodology consists of a case study with a qualitative approach, whose results show that training on the selected theme needs at first a change in the concepts of teaching and learning. The biggest challenge is not to make teachers have technological competence but to have them improve the pedagogical skills required when using technologies in the educational processes. It is important to share the responsibility of school development, understanding that the changes demanded by digital society imply in reviewing concepts and practices. We conclude, then, that this transitional paradigm, represented by the acquisition of new skills and abilities guided in the use of technology requires an extra effort, which means an overload of work for the teachers participating in the research, what is pointed out as the main cause for non-effectiveness of the training action. It is also important to note, as cited by Zygmunt Bauman, a contemporary sociologist who studies the crucial stage faced by society to the challenges of the digital age, that "it is still needed to learn the art of living in a world saturated with information," but to be an educator/teacher is "also the most difficult and fascinating art of preparing human beings for life" (Bauman 2011, p. 125), and the effort necessary and rewarding, once a step forward in education depends on overcoming that.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleFormação continuada de professores para o uso das tecnologias educativas: um estudo de caso sobre o discurso e a práticapor
dc.title.alternativeContinuing education of teachers in the use of educational technologies: a case study about the speech and the practicepor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101370180por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Germânia Kelly Furtado Ferreira.pdf8,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID