Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40505
Título: | Desenvolvimento de um laboratório pedagógico de vias de comunicação na Universidade do Minho |
Outro(s) título(s): | Development of a pedagogic laboratory of highways in the University of Minho |
Autor(es): | Abreu, José Agostinho Sousa |
Orientador(es): | Oliveira, Joel Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da |
Palavras-chave: | Laboratório pedagógico Ensino Modelo físico Modelo virtual Vias de comunicação. Pedagogical laboratory Education Physical model Virtual model Highways |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Ensinar e aprender nem sempre são tarefas fáceis e nem sempre andam lado a lado, sendo
necessário encontrar a ponte de ligação entre os mesmos. Métodos de ensino, estilos de
aprendizagem e ensino podem ser importantes para perceber onde se pode corrigir as lacunas
existentes, permitindo assim aumentar o sucesso escolar, e diminuir as dificuldades tanto de
ensinar bem como de aprender.
A presente dissertação apresenta através da revisão bibliográfica formas de como alguns autores
caracterizam métodos e estilos de ensino. São dados exemplos de laboratórios pedagógicos,
sendo alguns já com mais de 3 décadas de existência, bem como projetos de ensino online de
sucesso.
O foco principal da dissertação recai sobre a elaboração de elementos que ajudem os alunos no
seu percurso académico e que lhes permita adquirir mais conhecimento. Foi desenvolvido um
modelo computacional de uma estrada que por sua vez permitiu a criação de um modelo físico
à escala 1/500. Paralelamente ao modelo virtual, foi criado um manual básico de uso do Autocad
Civil 3D e de outras aplicações informáticas, com o objetivo de serem introduzidas no ensino
das unidades curriculares de Vias de Comunicação I e II, permitindo assim preparar os alunos
para o uso de ferramentas informáticas na vida profissional de um engenheiro.
Em simultâneo com o desenvolvimento da dissertação, foi feita a gestão e manutenção do
Laboratório Pedagógico de Engenharia Civil (LabPEC), bem como dado apoio nas atividades
em que o mesmo teve envolvimento durante o segundo semestre do ano letivo de 2014/2015. Teaching and learning are not always easy tasks and do not go always side by side. Thus, it is necessary to find a bridge between then. Teaching methods, learning and teaching styles can be important to understand where it is possible to fix the existing gaps, allowing the increase of educational success, and reduce difficulties of teaching and learning. Through the literature review, this thesis presents the different ways some authors characterize the teaching/learning methods and styles. Examples are given of pedagogical laboratories, some have more of three decades of existence, as well as successful online teaching/learning projects. The main focus of this thesis falls on the development of elements that help students in their academic life and enabling them to acquire more knowledge. A computational model of a road was developed, which in turn allowed the creation of a physical small-scaled model. Parallel to the virtual model, a basic manual of Autocad Civil 3D and other complementary software was created, with the objective of being introduced into Highways I and II lectures, in order to prepare the students for the use of informatics tools in their professional life as civil engineers. Simultaneously with the development of the thesis, the management and maintenance of Pedagogic Laboratory of Civil Engineering (LabPEC) was carried out, and help was given on activities involving the LabPEC in the second semester of the 2014/2015 academic year. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40505 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_José Abreu_2015.pdf | 7,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |