Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41765

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Elaine Cristina Andradepor
dc.contributor.authorOsório, António Josépor
dc.date.accessioned2016-05-24T14:40:04Z-
dc.date.available2016-05-24T14:40:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41765-
dc.descriptionPublicado em "Anais eletrônicos. ISSN 1984-1175"por
dc.description.abstractThe VOICE of the European TeacherS é uma rede de professores de escolas de todos os níveis, investigadores académicos e outros profissionais da Educação de dez países europeus com o objetivo de implementar as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida no desenvolvimento profissional de professores. Este trabalho apresenta os resultados de uma Investigação realizada entre 2013 e 2014 com o objetivo identificar as competências digitais dos participantes da rede, bem como aspectos da sua interação online e suas necessidades formativas em TIC. Os resultados indicam que os professores da Rede são utilizadores confiantes de ambientes e aplicações em contexto pessoal e profissional, acreditam no impacto positivo das TIC na ação educativa, e esperam desenvolver competências digitais através dos cursos intensivos e através da interação com seus pares, o que nos sugere o potencial da Rede para se tornar uma comunidade online sustentável de desenvolvimento profissional de professores em âmbito europeu.por
dc.description.abstractThe VOICE of the European TeacherS is a network for teachers from schools of all levels, university researchers and other education professionals from ten European countries with the objective of implementing the key competences for lifelong learning in teachers professional development. This paper presents the results of a research held from 2013 to 2014 aiming to identify teachers’ digital competences, as well as aspects of their online interaction and their training needs in ICT. Results suggest that teachers in this network are confident users of environments and applications in personal and professional contexts, consider the positive impact of ICT in educational action, and intend to develop their digital competences through the intensive courses and interaction with peers, showing the potential of the network to become a sustainable online community for teacher professional development.por
dc.description.sponsorshipFCT/FSE- SFRH/BD/104124/2014por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCompetências digitaispor
dc.subjectInteração onlinepor
dc.subjectDesenvolvimento Profissional de Professorespor
dc.subjectDigital competencespor
dc.subjectOnline interactionpor
dc.subjectTeacher Professional Developmentpor
dc.titleCompetências digitais e desenvolvimento profissional de professores em rede: The Voice of the European Teacherspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2015/Competencias%20DG.pdfpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate07 Dez. - 08 Dez. 2015por
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationConferencePlaceRecife, PE, Brasilpor
oaire.citationTitle6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias - "Aprendizagem aberta e invertida"por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias - "Aprendizagem aberta e invertida"por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hipertexto_2015.pdf547,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID