Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43222

TítuloConstrução e validação de uma escala de autoconceito: estudo com alunos universitários do 1º ano da Universidade Pedagógica de Moçambique
Autor(es)Campira, Farissai P.
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Palavras-chaveAutoconceito
Adolescentes e jovens-adultos
Ensino superior
Adaptação académica
Moçambique
Self-concept
Adolescents and young adults
Higher education
Academic adaptation
Mozambique
Data18-Jul-2016
Resumo(s)O autoconceito é um constructo ligado à identidade, sendo relevante em diferentes domínios de realização humana. Apesar de alguma confusão terminológica na área e da diversidade de instrumentos para a sua avaliação, vários autores consideram o autoconceito como uma variável psicológica multidimensional e com impacto no desempenho académico. Em Moçambique desconhecemos a existência de instrumentos de avaliação do autoconceito, por isso o presente estudo centrou-se na construção e validação de um Questionário de Autoconceito para Estudantes do Ensino Superior de Moçambique. A construção do questionário partiu de entrevistas semiestruturadas e da consulta de outros instrumentos de avaliação do autoconceito. A análise do conteúdo dessas entrevistas seguiu a perspectiva de Gordon (1986), procurando identificar as dimensões mais valorizadas pelos estudantes moçambicanos na descrição de si mesmo. Neste sentido, de início foram identificadas sete dimensões do autoconceito (autoconceito religioso, autoconceito artístico, autoconceito académico, autoconceito físico, autoconceito social ou interpessoal, autoestima, e gestão de emoções e sentimentos), mas apenas as cinco primeiras integram a versão definitiva do questionário dada a inconsistência dos resultados com as dimensões de autoestima e a dimensão de gestão de emoções e sentimentos. Junto de uma amostra de 510 alunos com idades entre 17 a 59 anos (M = 25.50; DP = 6.80), sendo 269 (52.7%) do sexo masculino e 241 (47.3%) do sexo feminino, a análise fatorial exploratória permitiu reter um conjunto de 24 itens distribuídos nas cinco dimensões: autoconceito religioso (5 itens), autoconceito artístico (5 itens), autoconceito académico (5 itens), autoconceito físico (4 itens) e autoconceito social (5 itens), explicando 57.8% da variância dos itens da escala. Para a validade de critério, tomamos as classificações finais dos estudantes e outras escalas de avaliação psicológicas (Escala de Autoestima, Escala de Autoeficácia Geral, Escala de Satisfação com Vida, e Questionário de Dificuldades Antecipadas). As relações destas com as dimensões do autoconceito apresentaram níveis diferenciados de correlação (e.g., fraco, moderado e forte) enquanto as classificações dos alunos apresentam correlação fraca e apenas com a dimensão académica do autoconceito. Em relação a diferenciação do autoconceito em função género e idade, os resultados aponta alguma diferenciação apenas na dimensão religiosa a favor das estudantes, sendo que as mais velhas pontuam mais, em comparação com as mais novas, nas dimensões social e religiosa.
Self-concept is a central construct for identity and relevant for different dimensions of human achievement. Although there is some confusion in the definition of the term and a diversity of measures for its assessment, various authors describe self-concept as a multimensional psychological variable and one that influences academic performance. As we are not aware of assessment measures for higher education students’ self-concept in Mozambique, the present study aims to develop and validate a Self-Concept Scale for Higher Education Students in Mozambique. The first phase of the development of the questionnaire was the evaluation of instruments for the assessment of self-concept as well as semi-structured interviews to students. Content analysis of these interviews followed Gordon’s (1986) perspective, attempting to identify the most valued dimensions of self-concept by Mozambican students in their self-descriptions. Following, we identified seven dimensions of self-concept (religious, artistic, academic, physical, social or interpersonal, self-esteem, and emotion management), although only five of these dimensions were included in the final version of the questionnaire, due to inconsistencies in the results in the dimensions of self-esteem and emotion management. The exploratory factor analysis was conducted with a sample of 510 students with ages ranging from 17 to 59 years (M = 25.50, SD = 6.80), 269 (52.7%) males and 241 (47.3%) females. Results showed a factor structure of five dimensions, with a total of 24 items: religious self-concept (5 items), artistic self-concept (5 items), academic self-concept (5 items), physical self-concept (4 items) and social self-concept (5 items), which explained 57.8% of the total variance of the items results. Criterion validity was assessed with students’ academic achievement and other scales for related constructs (Rosenberg Self-Esteem Scale, The Generalized Self-Efficacy Scale, Satisfaction With Life Scale, and Anticipated Difficulties Scale). The relations between the self-concept dimensions and these scales presented different magnitudes (e.g., weak, moderate, and strong), while students’ grades presented a weak correlation and only with the academic dimension of self-concept. The results also showed that differences in self-concept with age and gender were only observable for the religious dimension, with higher results for female students, while older students presented higher scores when compared to younger students in the social and religious dimensions of self-concept.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43222
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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