Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43272
Título: | A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4.º ano |
Autor(es): | Oliveira, Ana João Marques de |
Orientador(es): | Solé, Maria Glória Parra Santos |
Palavras-chave: | Educação histórica Educação matemática Tempo histórico Compreensão histórica Historic education Mathematical education Historic time Historic perception |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente projeto de intervenção supervisionado foi implementado numa turma de 4º
ano de escolaridade de 20 alunos, numa escola da cidade de Braga. Perspetivou-se com a
implementação deste projeto de investigação-ação analisar de que forma os alunos
compreendem e desenvolvem conhecimentos ao nível do tempo e da temporalidade em História
em articulação com a Matemática. Este projeto visou articular a área de Estudo do Meio e da
Matemática para promover nos alunos aprendizagens ao nível do tempo, da compreensão
temporal e do tempo histórico. Nesta conjetura formularam-se as seguintes questões de
investigação: Que conceções, conhecimentos e competências detém os alunos ao nível da
temporalidade?; Como é que os alunos constroem e desenvolvem a compreensão do tempo e da
temporalidade em História em articulação com a Matemática (raciocínio lógico-matemático) a
partir de atividades desafiadoras e problematizadoras?; Que competências ao nível da
compreensão da temporalidade desenvolveram os alunos a partir das atividades desafiadoras e
problematizadoras que visaram articular a História e a Matemática?
No suceder das intervenções realizadas, foram implementadas diversas atividades, onde
foram aplicados diferentes técnicas e instrumentos para a recolha de dados, tais como, ficha
diagnóstica, fichas de trabalho, construção e exploração de frisos cronológicos, ficha de
metacognição, entre outros. Este grupo de alunos evidenciou no início do projeto graves lacunas
no que concerne ao tempo e à temporalidade em História, tendo-se verificado com a sua
implementação um grande progresso ao nível da capacidade de sequencialização de
acontecimentos num friso cronológico e de interpretação do mesmo, bem como na
compreensão do conceito de duração, que implicava raciocínio lógico-matemático. Todavia
demonstraram grandes dificuldades na construção de linhas do tempo, superadas
paulatinamente ao longo do projeto.
Podemos concluir que este projeto permitiu verificar que: a) a conceção e compreensão
de conceitos como o tempo e o tempo histórico, bem como de outros conceitos que lhes são
associados são desenvolvidos de forma gradual; b) um ensino contínuo e sistemático é relevante
para a apropriação destes conceitos, que são fundamentais para a compreensão histórica. As
competências ao nível da temporalidade revelam-se essenciais para que os alunos sejam
capazes de perceber o passado, relacioná-lo com o presente e projetar o futuro. This supervised intervention project was implemented in a 4th class with 20 students in a school in Braga. The purpose of this investigation project was, to analyse how the students understand, and develop knowledge regarding the time and temporality in History, in articulation with Mathematics. My intent with this project was to articulate the Social Study and Maths subjects to promote time, temporal and historical timeline awareness in students. Bearing this in mind, some questions were formulated: Which ideas, knowledge and skills do the students possess regarding temporality? Based on challenging and problematic activities, how do the students construct and develop the perception of time and temporality in History in articulation with Maths (logical and mathematical reasoning)?; Based on the same challenging and problematic activities, which temporality skills did the students develop? While performing these interventions, several activities were implemented using different techniques and instruments to gather data (Ex. diagnostic sheets, worksheets, metacognition sheets, exploration and timeline constructions). These group of students demonstrated severe difficulties regarding time and temporality in History. They showed significant progress in their interpretation capacities, in terms of chronological sequences. However, they showed a great deal of difficulty constructing the timelines, this predicament seemed to decrease as time went by. I am able to conclude that this project made it possible to confirm: a) the views on conception and perception of “time” and “historic time”, as well as other views that are equally linked, are gradually developed; b) a continuous and systematic teaching is relevant to the appropriation of these concepts, which are fundamental to historic perception. Temporality skills are also essential so that the students are capable of understanding the past, relate it to the present and are able to project the future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43272 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Joao Marques de Oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |