Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43272

TítuloA compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4.º ano
Autor(es)Oliveira, Ana João Marques de
Orientador(es)Solé, Maria Glória Parra Santos
Palavras-chaveEducação histórica
Educação matemática
Tempo histórico
Compreensão histórica
Historic education
Mathematical education
Historic time
Historic perception
Data2016
Resumo(s)O presente projeto de intervenção supervisionado foi implementado numa turma de 4º ano de escolaridade de 20 alunos, numa escola da cidade de Braga. Perspetivou-se com a implementação deste projeto de investigação-ação analisar de que forma os alunos compreendem e desenvolvem conhecimentos ao nível do tempo e da temporalidade em História em articulação com a Matemática. Este projeto visou articular a área de Estudo do Meio e da Matemática para promover nos alunos aprendizagens ao nível do tempo, da compreensão temporal e do tempo histórico. Nesta conjetura formularam-se as seguintes questões de investigação: Que conceções, conhecimentos e competências detém os alunos ao nível da temporalidade?; Como é que os alunos constroem e desenvolvem a compreensão do tempo e da temporalidade em História em articulação com a Matemática (raciocínio lógico-matemático) a partir de atividades desafiadoras e problematizadoras?; Que competências ao nível da compreensão da temporalidade desenvolveram os alunos a partir das atividades desafiadoras e problematizadoras que visaram articular a História e a Matemática? No suceder das intervenções realizadas, foram implementadas diversas atividades, onde foram aplicados diferentes técnicas e instrumentos para a recolha de dados, tais como, ficha diagnóstica, fichas de trabalho, construção e exploração de frisos cronológicos, ficha de metacognição, entre outros. Este grupo de alunos evidenciou no início do projeto graves lacunas no que concerne ao tempo e à temporalidade em História, tendo-se verificado com a sua implementação um grande progresso ao nível da capacidade de sequencialização de acontecimentos num friso cronológico e de interpretação do mesmo, bem como na compreensão do conceito de duração, que implicava raciocínio lógico-matemático. Todavia demonstraram grandes dificuldades na construção de linhas do tempo, superadas paulatinamente ao longo do projeto. Podemos concluir que este projeto permitiu verificar que: a) a conceção e compreensão de conceitos como o tempo e o tempo histórico, bem como de outros conceitos que lhes são associados são desenvolvidos de forma gradual; b) um ensino contínuo e sistemático é relevante para a apropriação destes conceitos, que são fundamentais para a compreensão histórica. As competências ao nível da temporalidade revelam-se essenciais para que os alunos sejam capazes de perceber o passado, relacioná-lo com o presente e projetar o futuro.
This supervised intervention project was implemented in a 4th class with 20 students in a school in Braga. The purpose of this investigation project was, to analyse how the students understand, and develop knowledge regarding the time and temporality in History, in articulation with Mathematics. My intent with this project was to articulate the Social Study and Maths subjects to promote time, temporal and historical timeline awareness in students. Bearing this in mind, some questions were formulated: Which ideas, knowledge and skills do the students possess regarding temporality? Based on challenging and problematic activities, how do the students construct and develop the perception of time and temporality in History in articulation with Maths (logical and mathematical reasoning)?; Based on the same challenging and problematic activities, which temporality skills did the students develop? While performing these interventions, several activities were implemented using different techniques and instruments to gather data (Ex. diagnostic sheets, worksheets, metacognition sheets, exploration and timeline constructions). These group of students demonstrated severe difficulties regarding time and temporality in History. They showed significant progress in their interpretation capacities, in terms of chronological sequences. However, they showed a great deal of difficulty constructing the timelines, this predicament seemed to decrease as time went by. I am able to conclude that this project made it possible to confirm: a) the views on conception and perception of “time” and “historic time”, as well as other views that are equally linked, are gradually developed; b) a continuous and systematic teaching is relevant to the appropriation of these concepts, which are fundamental to historic perception. Temporality skills are also essential so that the students are capable of understanding the past, relate it to the present and are able to project the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43272
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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