Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43454

TítuloPromoting forgiveness in pre-school children: A cultural study of mothers' reasoning and strategies
Autor(es)Naeimi, Nava
Orientador(es)Almeida, Ana Maria Tomás de
Palavras-chaveForgiveness
Mothers’ reasoning and strategies
Preschool-aged children
Socialization practices
Moral reasoning
Perdão
Raciocínio e estratégias maternas
Crianças em idade pré-escolar
Práticas de socialização
Raciocínio moral
Data8-Set-2016
Resumo(s)Children in their daily peer relationships may encounter a situation in which a peer unjustly offends them, and as a result they need to make a decision on how to solve unjustified or unjust offences. In this regard, enhancing children’s forgiveness skills is remarkably important for developing their peer competence and positive development. Furthermore, forgiveness is associated with one’s relief of anxiety, depression, low self-esteem, anger and resentment. Given that, fostering children’s forgiveness skills is of great importance. How young children develop their understanding and proneness to forgive can be a demanding socialization task for parents’ evaluations of the wrongdoing and needs-oriented forgiveness reasoning. Children’s reasoning and justification regarding their decision-making in conflict resolution is dependent on their understanding of what authorities such as parents consider acceptable behavior. Thus, parents’ beliefs, moral reasoning and educational strategies are key socialization processes and, alongside a number of positive outcomes in social, cognitive, moral and emotional development, they are critical in boosting the child’s competence to forgive others’ wrongdoing. This study aimed at exploring mothers’ reasoning and socialization strategies when helping their young children to forgive the harm caused by a peer, through a cultural lens. With this aim, and given the very few studies in this area, this project presents a model of mothers’ reasoning and socialization strategies in promoting their child’s forgiveness skills and the study that supported the development and validity of the mothers’ forgiveness-promoting strategies scale (MFSS). In order to compare mothers’ forgiveness-promoting strategies from a cultural perspective, two samples of Iranian and Portuguese mothers were collected, assuming that Iran and Portugal respectively represent cultural models oriented to interdependence and independence. A total of 253 mothers (n=129 Portuguese; n=124 Iranian) of 4 to 6 year-old children participated in the study. Results suggest that the MFSS demonstrated an early promise as an instrument for exploring the mothers’ strategies in promoting the children’s forgiveness skills, although further validity studies are required. In addition, multivariate analyses showed significant differences between Iranian and Portuguese mothers’ forgiveness-promoting strategies. Moreover, within and across the two cultures, mothers’ forgiveness-promoting strategies differed according to their socio-demographic status, including educational level and religious characteristics. Results are discussed in relation to their implications for parenting education and a culturally-oriented approach to the socio-moral development of children.
As crianças, nos seus relacionamentos quotidianos, podem experimentar situações em que um companheiro as ofendem injustamente, tendo por esse motivo necessidade de vir a tomar uma decisão sobre como resolver as ofensas injustificadas ou injustas. Neste sentido, induzir a capacidade das crianças perdoarem é extremamente importante para o desenvolvimento de sua competência na relação com os pares e desenvolvimento positivo. Além disso, o perdão está associado à recuperação pessoal de estados de ansiedade, depressão, baixa auto-estima, raiva e ressentimento. De acordo com esta assunção, promover a capacidade de perdão das crianças é de grande importância. Como as crianças pequenas desenvolvem a sua compreensão e predisposição para perdoar pode ser uma tarefa de socialização exigente para os pais que precisam de avaliar as maldades e orientar a necessidade de um perdão. O raciocínio e a justificação das crianças em relação à sua tomada de decisão na resolução de conflitos depende de sua compreensão do que figuras de autoridade como os pais consideram ser um comportamento aceitável. Assim, as crenças dos pais, o seu raciocínio moral e as estratégias educativas são processos principais de socialização, bem como para uma série de resultados positivos no desenvolvimento social, cognitivo, moral e emocional, são fundamentais para estimular a competência da criança para perdoar as maldades dos outros. Este estudo teve como objetivo explorar o raciocínio e as estratégias de socialização usadas pelas mães para ajudar os filhos a perdoarem a maldade de um colega, numa perspetiva cultural. Com este objetivo, e tendo em consideração os escassos estudos nesta área, este projeto apresenta um modelo do raciocínio das mães e das estratégias de socialização usadas para promoverem as habilidades de perdão dos filhos e descreve os estudos realizados com vista ao desenvolvimento e validação da Escala das Estratégias das Mães na Promoção do Perdão (MFSS). A fim de comparar as estratégias de promoção do perdão das mães numa perspetiva cultural, reunimos duas amostras, uma de mães Iranianas e a outra de mães Portuguesas, assumindo que Irão e Portugal representam modelos culturais respetivamente orientados para a interdependência e para a independência. Um total de 253 mães (n = 129 Portuguesas; e n = 124 Iranianas) de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade participaram no estudo. Os resultados sugerem que a MFSS (Mother’s Forgiveness-promoting Strategies Scale) é uma medida promissora para a exploração das estratégias usadas pelas mães para promover as habilidades de perdão em crianças pequenas, embora sejam necessários mais estudos de validade. Adicionalmente, as análises multivariadas mostraram diferenças significativas entre as estratégias de promoção do perdão usadas pelas mães Iranianas e pelas Portuguesas. Além disso, dentro de cada uma das culturas e entre ambas, as estratégias de promoção do perdão a que as mães recorrem diferiram conforme o estatuto sócio-demográfico, designadamente com o nível educacional e as características religiosas. Os resultados são discutidos tendo em conta as suas implicações em termos de educação parental e de uma abordagem culturalmente orientada ao desenvolvimento sócio-moral das crianças.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoDoctoral Thesis for Ph.D. degree in Educational Sciences Speciality in Educational Psychology
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43454
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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