Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44206

TítuloO treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
Outro(s) título(s)The strategic training of listening comprehension in the process of learning languages
Autor(es)Moreira, Maria Carmélia Lopes
Orientador(es)Cea Álvarez, Ana María
Silva, António Carvalho da
Palavras-chavePortuguese
Mother tongue
Spanish
Foreign language
Strategic training
Oral comprehension
Data2016
Resumo(s)Este relatório, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem por objetivo descrever a implementação do projeto “O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas”, que decorreu no contexto específico de uma turma de Espanhol e uma turma de Português, ambas de 7º ano, de uma escola de Viana do Castelo. O projeto centrou-se na aplicação do treino estratégico para a promoção da compreensão oral e a sua importância no ensino da língua materna e da língua estrangeira, o Espanhol. Neste processo, desenvolveu-se a competência comunicativa, envolvendo os alunos em contextos de audição, solicitando a utilização das suas estratégias metacognitivas, a fim de perceberem o controlo da sua própria cognição, de que forma e quando atuam diretamente na informação escutada e como a manipulam e compreendem. É importante, pois, salientar a visão implícita a este projeto na promoção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Com os processos de desenvolvimento da compreensão oral, pudemos incentivar o aluno a reconhecer as dificuldades próprias do processo de compreensão oral; identificar estratégias que podem contribuir para ultrapassar dificuldades detetadas; planear atividades que tenham em conta os processos, dificuldades e estratégias de apoio para favorecer o desenvolvimento da compreensão oral dos alunos. No final da intervenção pedagógica, tendo em consideração a investigação desenvolvida e a análise dos resultados obtidos, tornou-se claro, como se descreverá no trabalho que aqui se apresenta, que o ensino estratégico da compreensão oral, em contexto de ensino e de aprendizagem pode ser muito positivo em sala de aula, tanto na perspetiva do professor, como dos alunos pois apresenta contributos significativos, para o ensino do Português, língua materna, e do Espanhol, língua estrangeira, os quais foram objeto de estudo neste trabalho.
This report, carried out under the Professional Internship of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in the Basic and Secondary Education, aims to describe the implementation of a project "The strategic training of listening comprehension in the process of learning languages" which took place in the specific context of a class of Spanish and a class of Portuguese, both of 7th grade, in a school of Viana do Castelo. The project focused on the implementation of the strategic training to promote oral / listening comprehension, emphasizing its importance in teaching the mother tongue and the foreign language, the Spanish. In this process, communicative skills were developed, involving students in real contexts of listening and requiring from them the application of metacognitive strategies, ability that allows students to control their own cognition, and give them a comprehensive idea of when they are acting directly on the information that comes from the listening process and how they manipulate and understanding it. It is noteworthy the implicit vision of this project in promoting learner autonomy in the process of teaching and learning. With the development processes of listening comprehension / hearing we could encourage the student to recognize they difficulties of oral / listening process; to identify strategies that can contribute to overcoming the detected difficulties; to plan activities that take into account the processes, difficulties and support strategies to promoting the development of listening comprehension / hearing of the students. At the end of the pedagogical intervention, taking into account the developed research and analysis of the results, it became evident that strategic teaching of oral / listening understanding, in the context of teaching and learning can be very positive in a classroom through the teacher and student perspectives, because it shows significant contributions, particularly observed in the Portuguese teaching, the mother tongue, as well in the Spanish, the foreign language.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44206
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Carmélia Lopes Moreira.pdf6,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID