Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47064

TítuloTrazer vida à sala de aula: utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo
Autor(es)Bento, Marco
Silva, Bento Duarte
Osório, António José
Lencastre, José Alberto
Brites-Pereira, Marcelo
Palavras-chaveMobile learning
Flipped learning
Formação de professores
Competências de literacia digital
DataMai-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoBento, M., Silva, B., Osório, A., Lencastre, J. A., & Brites, M. (2017). Trazer vida à sala de aula: utilização inovadoras dispositivos móveis no processo educativo. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (orgs.), Proceedings of the X International Conference on ICT in Education - Challenges 2017, (pp. 459-472). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC. ISBN 978-989-97374-5-7
Resumo(s)Problemas da educação dos nossos dias, como o insucesso educativo, o abandono escolar e o desinteresse pelos conteúdos abordados nas aulas tornaram-se algo com que entidades governativas, professores e pais se têm vindo a preocupar. Nesse contexto, apresentamos o desenho e desenvolvimento de um projeto europeu Erasmus+, aprovado, de que fazem parte escolas da Polónia, Portugal, Itália, Grécia, Turquia e Roménia, bem como a Universidade do Minho. Este projeto propõe o uso de dispositivos móveis em ambientes educativos, como forma de transformar práticas pedagógicas através da formação e acompanhamento de professores na experimentação de cenários pedagógicos inovadores, como o mobile learning e o flipped learning. Assim, o presente artigo pretende apresentar, de forma detalhada, os contornos desta parceria colaborativa, os objetivos, o público-alvo e a forma de concretização prática. Hoje, faz ainda mais sentido esta partilha de experiências e desenhos de projetos de intervenção, por darem respostas aos desafios do futuro, aos desafios promovidos pela União Europeia, com o intuito de desenvolver competências de formação e educação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47064
ISBN978-989-97374-5-7
Versão da editorahttp://www.nonio.uminho.pt/challenges/wp-content/uploads/2017/06/atas_chalenges_2017_978-989-97374-5-7.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_X_Challenges2017_BLIC&CLIC.pdf411,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID