Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47064
Título: | Trazer vida à sala de aula: utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo |
Autor(es): | Bento, Marco Silva, Bento Duarte Osório, António José Lencastre, José Alberto Brites-Pereira, Marcelo |
Palavras-chave: | Mobile learning Flipped learning Formação de professores Competências de literacia digital |
Data: | Mai-2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Bento, M., Silva, B., Osório, A., Lencastre, J. A., & Brites, M. (2017). Trazer vida à sala de aula: utilização inovadoras dispositivos móveis no processo educativo. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (orgs.), Proceedings of the X International Conference on ICT in Education - Challenges 2017, (pp. 459-472). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC. ISBN 978-989-97374-5-7 |
Resumo(s): | Problemas da educação dos nossos dias, como o insucesso educativo, o abandono escolar e o desinteresse pelos conteúdos abordados nas aulas tornaram-se algo com que entidades governativas, professores e pais se têm vindo a preocupar. Nesse contexto, apresentamos o desenho e desenvolvimento de um projeto europeu Erasmus+, aprovado, de que fazem parte escolas da Polónia, Portugal, Itália, Grécia, Turquia e Roménia, bem como a Universidade do Minho. Este projeto propõe o uso de dispositivos móveis em ambientes educativos, como forma de transformar práticas pedagógicas através da formação e acompanhamento de professores na experimentação de cenários pedagógicos inovadores, como o mobile learning e o flipped learning. Assim, o presente artigo pretende apresentar, de forma detalhada, os contornos desta parceria colaborativa, os objetivos, o público-alvo e a forma de concretização prática. Hoje, faz ainda mais sentido esta partilha de experiências e desenhos de projetos de intervenção, por darem respostas aos desafios do futuro, aos desafios promovidos pela União Europeia, com o intuito de desenvolver competências de formação e educação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47064 |
ISBN: | 978-989-97374-5-7 |
Versão da editora: | http://www.nonio.uminho.pt/challenges/wp-content/uploads/2017/06/atas_chalenges_2017_978-989-97374-5-7.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_X_Challenges2017_BLIC&CLIC.pdf | 411,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |