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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLusquinhos, Leonelpor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2017-11-22T14:12:01Z-
dc.date.available2017-11-22T14:12:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2017) O Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE) – Uma realidade em construção. In: Vialaça, T., Rossi, Ribeiro, C. e Ribeiro, P. (eds.) Lições Aprendidas na Formação e Prática Docente na Educação em Sexualidade. CIEC, Universidade do Minho, pp. 3-14.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47648-
dc.description.abstractO Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE) tem como finalidade a inclusão, nos projetos educativos e nos currículos das escolas básicas e secundárias, de um programa de educação sexual de forma sustentada e estruturada. O presente estudo tem como principal objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Assucena Lopes Teixeira (UCC- Assucena), do Concelho de Braga, no âmbito do PRESSE, através da análisedos docentes formados em PRESSE, bem como, da análise SWOT através da reflexão crítica dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da implementação do programa. A UCC-Assucena implementa o PRESSE desde 2010, tendo até à data formados 33,2% do total dos docentes de diversas áreas disciplinares: 61,2% de docentes do 1º ciclo; 41,8% do 2º ciclo; e 24,4% do 3º ciclo e secundário. A média de idade é de 48,2 anos, a grande maioria é do sexo feminino (84,1%) e o grupo de recrutamento docente é muito variado (27 grupos representados). O PRESSE apresenta (i) como pontos fortes a formação creditada dos docentes em Educação Sexual, a disponibilização de recursos pedagógicos para a implementação do programa com os alunos; (ii) como oportunidades a transversalidade da aplicação do mesmo nas diferentes áreas disciplinares; (iii) como pontos fracos a avaliação do programa ser apenas através de questionário sobre a aquisição de conhecimentos dos alunos (esquecendo as atitudes e comportamentos); e (iv) como ameaças o facto de, sendo um programa regional não alargado ao resto do território nacional, não trazer a visibilidade e o reconhecimento necessário por parte dos órgãos ministeriais quer da saúde, quer da educação. O PRESSE poderá constituir uma ferramenta auxiliar preciosa na implementação efetiva da educação sexual em meio escolar.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação para a saúdepor
dc.subjectSaúde escolarpor
dc.subjectSexualidadepor
dc.titleO Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE): uma realidade em construção ...por
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage3por
oaire.citationEndPage14por
dc.identifier.eisbn978-972-8952-48-8por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleLições Aprendidas na Formação e Prática Docente na Educação em Sexualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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