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TítuloO Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE): uma realidade em construção ...
Autor(es)Lusquinhos, Leonel
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação para a saúde
Saúde escolar
Sexualidade
Data2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoLusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2017) O Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE) – Uma realidade em construção. In: Vialaça, T., Rossi, Ribeiro, C. e Ribeiro, P. (eds.) Lições Aprendidas na Formação e Prática Docente na Educação em Sexualidade. CIEC, Universidade do Minho, pp. 3-14.
Resumo(s)O Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE) tem como finalidade a inclusão, nos projetos educativos e nos currículos das escolas básicas e secundárias, de um programa de educação sexual de forma sustentada e estruturada. O presente estudo tem como principal objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Assucena Lopes Teixeira (UCC- Assucena), do Concelho de Braga, no âmbito do PRESSE, através da análisedos docentes formados em PRESSE, bem como, da análise SWOT através da reflexão crítica dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da implementação do programa. A UCC-Assucena implementa o PRESSE desde 2010, tendo até à data formados 33,2% do total dos docentes de diversas áreas disciplinares: 61,2% de docentes do 1º ciclo; 41,8% do 2º ciclo; e 24,4% do 3º ciclo e secundário. A média de idade é de 48,2 anos, a grande maioria é do sexo feminino (84,1%) e o grupo de recrutamento docente é muito variado (27 grupos representados). O PRESSE apresenta (i) como pontos fortes a formação creditada dos docentes em Educação Sexual, a disponibilização de recursos pedagógicos para a implementação do programa com os alunos; (ii) como oportunidades a transversalidade da aplicação do mesmo nas diferentes áreas disciplinares; (iii) como pontos fracos a avaliação do programa ser apenas através de questionário sobre a aquisição de conhecimentos dos alunos (esquecendo as atitudes e comportamentos); e (iv) como ameaças o facto de, sendo um programa regional não alargado ao resto do território nacional, não trazer a visibilidade e o reconhecimento necessário por parte dos órgãos ministeriais quer da saúde, quer da educação. O PRESSE poderá constituir uma ferramenta auxiliar preciosa na implementação efetiva da educação sexual em meio escolar.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47648
e-ISBN978-972-8952-48-8
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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