Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48285
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Germano José Conceição Pinto | por |
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T13:20:56Z | - |
dc.date.available | 2017-12-13T13:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Borges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A candidatura ao ensino superior como estratégia de distinção simbólica: as escolhas dos estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário. In J. Machado (Coord.), C. Palmeirão, I. Cabral, I. Batista, J. Azevedo, J. M. Alves & M. C. Roldão. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminario Internacional. Porto: Faculdade de Educacão e Psicologia – Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, pp. 450-467. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-99486-8-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/48285 | - |
dc.description.abstract | As cerimónias públicas de distinção constituem, na atualidade, uma prática medrante na escola pública portuguesa, com especial proeminência no ensino secundário. O corpo normativo das instituições escolares está trespassado por um extenso léxico de mecanismos de distinção que visam fundamentalmente premiar os resultados dos estudantes. Quadros de excelência, bolsas de mérito, louvores de mérito, menções de mérito, certificados de mérito, menções de excelência, menções honrosas, títulos de mérito, diplomas de mérito, diplomas de louvor, quadros de honra, são alguns dos exemplos de diferentes nomenclaturas para um único propósito, o de recompensar o mérito escolar. Este cenário performativo é enformador dos percursos estudantis, sobretudo entre aqueles que frequentam as áreas científicas de acesso aos cursos mais prestigiados no ensino superior. A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016, tornam manifesto um perfil de candidatura condizente com o modelo estratégico da distinção simbólica (Balsa et al., 2001), e que se traduz na efetivação por parte dos estudantes distinguidos (n=342) de determinadas escolhas (sistema de ensino; ciclo de ensino; instituição de ensino; área de estudos; curso superior), reveladoras de estratégias que visam a acumulação de capital simbólico no intento de dar amplificação à possibilidade de um estatuto privilegiado no futuro. | por |
dc.description.sponsorship | Trabalho financiado por Fundos Nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Social Europeu, por via do POCH Programa Operacional Capital Humano, no âmbito do projeto de doutoramento em curso de Germano Borges: “Da excelência no ensino secundário à (ir)regularidade académica no ensino superior: (Des)continuidades de percursos de alunos distinguidos na escola pública portuguesa” (SFRH/BD/102429/2014). Projeto orientado cientificamente por Leonor Lima Torres, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE UM) e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma Universidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.subject | Recompensa do mérito escolar | por |
dc.subject | Percursos estudantis | por |
dc.subject | Candidatura ao ensino superior | por |
dc.title | A candidatura ao ensino superior como estratégia de distinção simbólica: as escolhas dos estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdf | por |
oaire.citationConferenceDate | 20 - 21 julho 2017 | por |
sdum.event.title | II Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 450 | por |
oaire.citationEndPage | 467 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminário Internacional | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Borges, G. & Torres, L. L. (2017). Atas do II Seminário Int. Católica.pdf | 11,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons