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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Germano José Conceição Pintopor
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2017-12-13T13:20:56Z-
dc.date.available2017-12-13T13:20:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBorges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A candidatura ao ensino superior como estratégia de distinção simbólica: as escolhas dos estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário. In J. Machado (Coord.), C. Palmeirão, I. Cabral, I. Batista, J. Azevedo, J. M. Alves & M. C. Roldão. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminario Internacional. Porto: Faculdade de Educacão e Psicologia – Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, pp. 450-467.por
dc.identifier.isbn978-989-99486-8-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48285-
dc.description.abstractAs cerimónias públicas de distinção constituem, na atualidade, uma prática medrante na escola pública portuguesa, com especial proeminência no ensino secundário. O corpo normativo das instituições escolares está trespassado por um extenso léxico de mecanismos de distinção que visam fundamentalmente premiar os resultados dos estudantes. Quadros de excelência, bolsas de mérito, louvores de mérito, menções de mérito, certificados de mérito, menções de excelência, menções honrosas, títulos de mérito, diplomas de mérito, diplomas de louvor, quadros de honra, são alguns dos exemplos de diferentes nomenclaturas para um único propósito, o de recompensar o mérito escolar. Este cenário performativo é enformador dos percursos estudantis, sobretudo entre aqueles que frequentam as áreas científicas de acesso aos cursos mais prestigiados no ensino superior. A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016, tornam manifesto um perfil de candidatura condizente com o modelo estratégico da distinção simbólica (Balsa et al., 2001), e que se traduz na efetivação por parte dos estudantes distinguidos (n=342) de determinadas escolhas (sistema de ensino; ciclo de ensino; instituição de ensino; área de estudos; curso superior), reveladoras de estratégias que visam a acumulação de capital simbólico no intento de dar amplificação à possibilidade de um estatuto privilegiado no futuro.por
dc.description.sponsorshipTrabalho financiado por Fundos Nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Social Europeu, por via do POCH Programa Operacional Capital Humano, no âmbito do projeto de doutoramento em curso de Germano Borges: “Da excelência no ensino secundário à (ir)regularidade académica no ensino superior: (Des)continuidades de percursos de alunos distinguidos na escola pública portuguesa” (SFRH/BD/102429/2014). Projeto orientado cientificamente por Leonor Lima Torres, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE UM) e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma Universidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectRecompensa do mérito escolarpor
dc.subjectPercursos estudantispor
dc.subjectCandidatura ao ensino superiorpor
dc.titleA candidatura ao ensino superior como estratégia de distinção simbólica: as escolhas dos estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundáriopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdfpor
oaire.citationConferenceDate20 - 21 julho 2017por
sdum.event.titleII Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humanopor
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage450por
oaire.citationEndPage467por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do II Seminário Internacionalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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