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TítuloEnsinar Frações – Um olhar sobre o Conhecimento de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Sousa, Paula Cristina Pereira Cardoso de
Orientador(es)Mamede, Ema
Data27-Jul-2017
Resumo(s)O conceito de fração é considerado complexo, e simultaneamente um conceito fundamental na aprendizagem matemática das crianças. Em Portugal, a investigação sobre o conhecimento dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, relativo ao conceito de fração, tem sido muito parca, ou mesmo inexistente, sobretudo no que toca à análise de práticas de ensino. A investigação aqui apresentada procura explorar o conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre o conceito de fração e o seu ensino. Para tal, foram conduzidos dois estudos. O Estudo 1 teve como objetivo caraterizar o conhecimento do professor do 1.º ciclo sobre o conceito de fração, seus significados e sua didática. Adota uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas aplicadas individualmente a trinta e um professores do 1.º ciclo. O Estudo 2 procurou caraterizar as práticas de ensino dos professores do 1.º ciclo relativamente ao conceito de fração. Segue igualmente uma metodologia qualitativa, tendo um design de estudos de caso múltiplos, com base num programa de trabalho colaborativo entre quatro professores do 1.º ciclo e a investigadora. Este programa foi composto por sete reuniões de trabalho conjuntas e pela observação de seis a sete aulas de cada professor. Aparte a perceção de diversos conhecimentos e práticas adequados ao ensino das frações, verificou-se que há professores que manifestam dificuldades com o conceito de fração e suas propriedades. Tendencialmente, parece não haver um domínio dos diferentes significados de fração no seu conjunto, manifestando-se fragilidades, nomeadamente, no conhecimento das potencialidades e dificuldades associadas a cada um deles. Parece assim imperioso que a formação de professores, inicial e contínua, passe por uma abordagem aprofundada a estes temas, sob pena de assistirmos a práticas de ensino que nem sempre promovem uma sólida aprendizagem matemática nos primeiros anos de escolaridade. Tendo em vista eventuais intervenções junto da comunidade docente, vale a pena referir que o programa de trabalho colaborativo desenvolvido obteve, por parte dos professores participantes nesta investigação, um acolhimento muito positivo, visível, nomeadamente, no modo como os mesmos reconheceram os benefícios, para a sua prática de ensino, da implementação de novas abordagens e da reflexão e debate entre colegas.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade de Educação Matemática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48665
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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