Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49386

TítuloA excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundário
Autor(es)Borges, Germano José Conceição Pinto
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveExcelência escolar
Acesso ao ensino superior
Percursos estudantis
Recompensa do mérito escolar
Data2017
CitaçãoBorges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A Excelência em Transição: As Dinâmicas de Acesso ao Ensino Superior de Estudantes Distinguidos no Ensino Secundário. In G. S. Carvalho & M. L. Dionísio (Orgs.). II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, pp. 71-78.
Resumo(s)Mapear as dinâmicas de acesso ao ensino superior público de 340 antigos estudantes de cursos científico-humanísticos distinguidos por mérito escolar no 10.º; 11.º; 12.º constitui o objetivo primeiro desta comunicação enquadrada em projeto de doutoramento financiado (SFRH/BD/102429/2014). A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior, com 32,9% dos estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49386
ISBN978-989-8525-51-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Borges, G. & Torres, L. L. (2017).pdf3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID