Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50026

TítuloDesenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Baptista, Adriana
Brandão, Sara
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra
Palavras-chaveDesenvolvimento da consciência fonológica
Desenvolvimento da consciência morfossintática
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem escrita
Data2017
EditoraPenso Editora
CitaçãoViana, F. L., Ribeiro, I., Baptista, A., Brandão, S., Cadime, I., & Santos, S. (2017). Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 61-92). Porto Alegre: Penso.
Resumo(s)Neste capítulo é apresentada uma descrição das orientações e opções gerais consideradas na elaboração das atividades relacionadas com o planejamento da leitura, com a exploração do texto, com a escrita, com a reflexão morfossintática e com a consciência fonológica. Descrevem-se, ainda, algumas atividades, como Baú do Tesouro, da Árvore das Palavras, do Livro das Rimas, dos Jogos de Consciência Fonológica e dos Jogos Tradicionais. Trata-se de atividades transversais à exploração de todos os textos e que podem ser efetuadas sempre que o educador julgar oportuno ou for solicitado pelas crianças, sem uma ligação específica ao programa.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50026
ISBN978-85-8429-108-3
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VIANA_Cap_4.pdf
Acesso restrito!
828,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID