Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50257
Título: | Arquitectura e território: o ensino como investigação |
Autor(es): | Silva, Cidália Maria Ferreira |
Data: | 2017 |
Citação: | Silva, C. F. (2017) “Arquitectura e Território: o Ensino como Investigação”, Meeting with Science and Technology in Portugal, Centro de Congressos de Lisboa, July 3-5. URL: http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11 |
Resumo(s): | Numa época em que as dicotomias tendem a persistir e a pressão na investigação se funda num modelo socioeconómico que a justifica, esta apresentação pretende refletir sobre o ensino como prática de investigação. Questionando-se a separação entre o ensinar e o investigar, reivindica-se a acuidade da sua interconexão na geração de conhecimento. A apresentação está estruturada em quatro partes: a) do não-saber; b) do tempo; c) da alteridade; da interconexão. Começa-se por discutir a relevância do não-saber para catalisar a invenção do conhecimento, assim o ensino não é um palco onde se expõe conhecimento, mas um laboratório de questionamento e descoberta; do tempo, reflete sobre a incerteza e a indeterminação dos processos de ensino-investigação, relembrando a sua relevância para além da pressão do tempo cronológico/quantitativo que agrilhoa a gestação do conhecimento; da alteridade, insiste na particularidade em mudança de cada ser, para a criação de conhecimento original; da interconexão reflete sobre a importância da relação entre o professor e o aluno, nomeadamente na orientação de teses, fundada em relações de confiança e generosidade plena. Como exemplo desta prática, apresenta-se o projeto em curso “On Being With-it” desenvolvido na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50257 |
Versão da editora: | http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EAAD - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Ensino como Investigação-1.pdf | 32,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |